As eleições para prefeito do Rio de Janeiro terão um novo momento a partir de agora com o início da corrida eleitoral. A entrada de Jair Bolsonaro na campanha, apoiando de forma declarada Marcello Crivella (REPUBLICAMOS), pode decidir a disputa.
O presidente pretende usar todo o seu prestígio para consolidar a candidatura do atual prefeito, que é seu aliado.
Uma das razões que justifica esse apoio é o fato de Bolsonaro ter desautorizado qualquer menção ao seu nome por parte do candidato Luiz Lima, do PSL, seu antigo partido.
As últimas pesquisas apontam uma polarização inicial entre Crivella e o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) que lidera as intenções de voto e possui como aliado partidário o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia.
De acordo com o sociólogo e cientista político da UFRJ Paulo Baía, o principal cabo eleitoral na cidade do Rio de Janeiro será Jair Bolsonaro. “Se o presidente entrar para valer na campanha de Marcelo Crivella, o mesmo poderá caminhar com mais facilidade ao segundo turno ao lado de Eduardo Paes, e com grandes possibilidades de crescimento. O cenário eleitoral terá transformações importantes nos próximos 15 dias. A participação de Bolsonaro é decisiva porque ele possui a aprovação de 7 em cada 10 eleitores da cidade do Rio de Janeiro”, avalia.