TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Grupo criminoso lavava dinheiro, falsificava documentos e praticava estelionato

Operação Celulose cumpriu 15 mandados de busca e apreensão, dois de gerentes de bancos

Por Portal Eu, Rio! em 30/09/2020 às 17:02:11

Foto: Reprodução TV Record

A Secretaria de Estado de Polícia Civil, por meio do Departamento-Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD), com o apoio do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE), realizou a "Operação Celulose" para cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão contra um grupo acusado pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e estelionato. As ações estão acontecendo em endereços localizados em diversos bairros da capital do Rio de Janeiro.

As investigações iniciaram em 2014, após serem constatadas movimentações atípicas em contas bancárias de empresas de reciclagem. Foram solicitados ao COAF os Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) e quebra do sigilo fiscal, com autorização da Justiça. Os agentes realizaram um trabalho de inteligência, monitoramento e identificaram o grupo, suspeito de movimentar mais de R$ 20 milhões por meio de fraudes com uso de cartões que concediam linha de crédito para compra de materiais de construção e em transações financeiras utilizando laranjas e as empresas de fachada para lavagem de dinheiro ilícito.

Dois gerentes de bancos são apontados como integrantes da organização. Eles criavam contas falsas em nome de laranjas e utilizavam a linha de crédito concedida por meio do cartão para recebimento do dinheiro das agências bancárias. As buscas de hoje têm como objetivo arrecadar materiais e documentos que possam auxiliar nas investigações e identificações de todos os integrantes do bando.

Segundo o delegado responsável pela operação, Leonardo Borges, os agentes da Polícia Civil localizaram cartões em branco em alguns dos endereços investigados. "Encontramos extratos bancários nas casas dos alvos, cartões em branco das agências que são objeto do nosso trabalho. É uma fase ainda inicial, mas estamos com um bom material para poder responsabilizar essas pessoas."

Em nota, a Polícia Civil informou que a operação Celulose tem como objetivo "arrecadar materiais e documento que possam auxiliar nas investigações e identificações de todos os integrantes do bando". Não houve detidos durante as buscas.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.