Com o retorno gradativo das atividades econômicas, e também do turismo e do transporte rodoviário, mais do que nunca é fundamental que a população respeite as medidas de segurança sanitárias para combate à disseminação da Covid-19. A Rodoviária do Rio, o 2º maior terminal rodoviário da América Latina em movimentação de passageiros, e as empresas de ônibus, como a Auto Viação 1001, estão mantendo rígidos protocolos para os passageiros nessa retomada aos serviços de transporte nas linhas intermunicipais e interestaduais.
Com o objetivo de motivar atitudes mais responsáveis por parte dos viajantes nos cuidados contra a Covid-19 na espera pelo embarque e, principalmente, durante todo o percurso de viagem, a Rodoviária do Rio e a Auto Viação 1001 estão realizando em conjunto uma ampla campanha de conscientização, intitulada “Embarque Consciente”, a partir da próxima quarta-feira (7).
A ação tem o apoio da CODERTE, da Secretaria Estadual de Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres. A campanha prevê realização de esquetes teatrais, durante todo o mês de outubro e início de novembro, nos salões de embarque, nas plataformas e nos guichês com a temática da importância do uso correto da máscara facial e do respeito às novas regras de segurança sanitária.
Atores interpretarão o “coronavírus”, “o cidadão protegido”, “o passageiro descuidado”, “o guarda que aplica a multa” entre outros para educar e entreter de forma bem humorada quem estiver aguardando o embarque ou entrando nos ônibus. As apresentações começam nesta quarta (7), semana de maior movimento de passageiros para o feriado de 12 de outubro.
De 9 a 13 de outubro, segundo a previsão estatística da concessionária, mais de 112 mil passageiros viajarão pela rodoviária. Os esquetes ocorrerão sempre de quarta à sexta, a partir de 10h. Mas, na próxima sexta (9), quando mais de 17 mil pessoas devem embarcar principalmente para a região dos Lagos, serão realizadas de manhã e à tarde.
Além das apresentações teatrais, a rodoviária instalou diversos painéis por todo o terminal, incluindo o LED gigante em frente ao edifício garagem, com as mensagens da campanha tais como: “Obrigatório o uso da máscara dentro da rodoviária e durante toda a viagem”, “Respeite a lei, evite a disseminação do coronavírus e proteja quem você ama”, “lugar de máscara não é debaixo do nariz ou do queixo, faça o seu Embarque Consciente”.
“Queremos aproveitar esse período, que teremos um número maior de pessoas pelo terminal, para conscientizar e educar de forma lúdica. A pandemia ainda não terminou e a população deve continuar se protegendo. Mesmo com todas as medidas de segurança sanitária nesse “novo normal” e com toda a fiscalização interna, ainda vemos pessoas utilizando incorretamente a máscara, debaixo do queixo ou do nariz. É importantíssimo intensificarmos essas mensagens, por isso criamos essa campanha junto com a 1001”, explica Roberto Faria, diretor presidente da Rodoviária do Rio.