Em momentos distintos no campeonato, Vasco e Flamengo se enfrentam neste sábado (10), às 17h (Brasília), em São Januário. Enquanto o Gigante da Colina está há quatro rodadas sem vencer, sofreu goleada nas duas últimas partidas, foi eliminado da Copa do Brasil e demitiu o técnico Ramon, o Rubro-Negro vem de duas vitórias seguidas, está próximo do primeiro colocado na tabela, classificado para as oitavas de final da Libertadores, e com quatro jogadores convocados pelas suas respectivas seleções. Contudo, todas essas comparações não prevalecem quando se trata desse clássico.
No último confronto entre os dois times no Brasileiro, em 13 de novembro de 2019, o Flamengo era o favorito pela boa fase e pelo futebol que estava sendo apresentado. Já o Vasco estava em uma campanha de meio de tabela. Mesmo assim, no dia do jogo houve uma surpresa para muitos: uma partida de igual para igual, em todos os sentidos, com oito gols, quatro para cada lado. Foi nessa partida que Bruno Henrique, que tinha marcado duas vezes, declarou que o Flamengo estava "em outro patamar". Declaração essa que viralizou na internet.
Para comandar o Gigante da Colina, o técnico interino, Alexandre Grasseli, treinou a equipe, apenas, uma vez e contará com duas baixas importantes: Bruno Gomes, que está suspenso após expulsão no último jogo, e Ricardo Graça, que está com lesão na coxa . Essa partida pode ser mais uma oportunidade para o atacante, artilheiro, Germán Cano, que está com 16 gols na temporada, porém, não marca há seis partidas.
Já o Rubro-Negro terá os seguintes desfalques: Éverton Ribeiro, Rodrigo Caio, Isla e Arrascaeta, que foram convocados para as Eliminatórias; e Gabigol e Diego Alves, que ainda estão lesionados. Domènec Torrent deve permanecer com o esquema que venceu o Sport na última rodada e conta com o faro de gol do atacante Pedro, que marcou seis gols nos últimos cinco jogos.
Os números indicam que o Flamengo é o grande favorito para a partida deste sábado. O Gigante da Colina não vence o Rubro-Negro, no Brasileiro, desde 2015. Esse jogo ocorreu na 28ª rodada e terminou 2 a 1 para o Vasco, com gols de Nenê e do zagueiro Rodrigo; Emerson Sheik marcou para o Flamengo. De lá para cá, aconteceram, apenas, duas vitórias do Vasco, no Carioca, mas foram seis derrotas e dez empates, no total. Já nos números totais desse clássico carioca, ocorreram 326 partidas: o Flamengo venceu 124 vezes, o Vasco 102 e 100 empates.
FICHA TÉCNICA
VASCO X FLAMENGO
Local: São Januário, RJ
Horário: 17h (Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Sousa
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Neuza Ines Back
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
VASCO: Fernando Miguel; Yago Pikachu, Miranda, Leandro Castán e Henrique; Andrey, Felipe Bastos (Marcos Junior) e Benítez; Vinícius (Werley), Talles Magno e Cano. Técnico: Alexandre Grasseli.
FLAMENGO: Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, Natan e Filipe Luís; Willian Arão, Thiago Maia, Gerson e Diego; Bruno Henrique e Pedro. Técnico: Domènec Torrent.