Os fãs do terror podem comemorar. A partir de quarta-feira (28/10), a mostra "Macabro", promovida pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), vai exibir 44 filmes brasileiros do gênero, de forma on-line e gratuita. São curtas e longas contemporâneos feitos por realizadores de todo o país nos últimos cinco anos. Além dos filmes, serão realizadas palestras, debates e cursos virtuais. O festival também vai homenagear José Mojica Marins, o Zé do Caixão, que é considerado o pai do cinema nacional de horror, e faleceu no início deste ano. Ouça a reportagem da RadioAgência Nacional sobre o Festival
De acordo com Carlos Primati, um dos curadores da mostra, esta é uma grande oportunidade para quem não sabe que o Brasil tem um pujante produção cinematográfica de terror, ou tem dificuldade em acessar essas produções. A mostra será exibida até o dia 23 de novembro, na plataforma Darkflix. Cada longa-metragem ficará disponível durante 24 horas, com um limite de visualizações. Já os curtas ficarão no ar por uma semana.
Entre os longas que serão exibidos na mostra estão “Sem Seu Sangue”, de Alice Furtado - que estreou no Festival de Cannes -, “Morto Não Fala”, de Dennison Ramalho, e “O Animal Cordial”, de Gabriela Amaral Almeida. Também serão exibidos os longas “O Cemitério das Almas Perdidas” e “A Mata Negra” - os dois últimos de Rodrigo Aragão, que desponta com um dos principais cineastas brasileiros do gênero.
Fonte: Agência Brasil e Radio Agência Nacional