TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Conheça mitos e verdades sobre o câncer na próstata

Mais de 65.800 homens deverão ter câncer de próstata em 2020, de acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Por Portal Eu, Rio! em 20/11/2020 às 18:15:19

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir dos 50 anos procurem um urologista para avaliação especializada. Foto: Divulgação

Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em 2015, mais de 50% dos homens nunca consultaram um urologista. No mês dedicado à prevenção da doença, especialista responde algumas dúvidas que cercam a doença.

Mais de 65.800 homens deverão ter câncer de próstata em 2020, de acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Em 2018, a doença foi responsável por 15.576 óbitos. Com o início do Novembro Azul — mês de conscientização sobre o câncer de próstata — reforça-se a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, que ocupa o segundo lugar entre os tipos de câncer mais comuns em homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

“O Novembro Azul é tão importante quanto o Outubro Rosa. Os homens são menos conscientes da relevância do exame médico regular, além de serem culturalmente resistentes ao toque retal. Isto dificulta a detecção precoce do câncer de próstata, o que é fundamental para aumentar as chances de cura da doença. Quanto mais cedo o tumor for identificado, mais amplas serão as alternativas de tratamento de acordo com o estágio em que ele se encontra.”, afirma Rafael Bruzamolin, Gerente Médico da Lar e Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, os homens vivem, em média, cerca de 7 anos a menos do que as mulheres. Além disso, cerca de 70% procuram um médico por influência da família. Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em 2015, mais de 50% dos homens nunca consultaram um urologista.

“Os homens precisam ser corajosos para aprenderem com as mulheres sobre como cuidar de sua saúde física, mental e espiritual. Devem ser responsáveis para adotar esses cuidados, visando garantir sua qualidade de vida pessoal e familiar.”, ressalta Bruzamolin.

A realização de exames é fundamental para diagnóstico

A combinação de dois exames pode identificar o câncer de próstata: o toque retal, para palpar a próstata e detectar nódulos ou tecidos endurecidos; e a dosagem de PSA, exame de sangue que avalia a quantidade do antígeno prostático específico. O PSA feito de forma isolada, não pode ser a única forma de diagnóstico. Há pacientes que mesmo com níveis normais, apresentam tumores malignos.

A biópsia da próstata (com auxílio da ultrassonografia) é o único procedimento capaz de confirmar o câncer de próstata. Outros exames como tomografia computadorizada, ressonância magnética e cintilografia óssea poderão ser solicitados pelo médico.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir dos 50 anos procurem um urologista para avaliação especializada. Homens com parentes de primeiro grau que tiveram a doença devem fazê-lo com 45 anos.

Conheça alguns mitos e verdades sobre a doença

Apesar de ser rápido e indolor, o exame de toque retal ainda é visto com muita resistência, o que dificulta o diagnóstico e o tratamento precoce do câncer de próstata. Pensando nisso, separamos alguns mitos e verdades para você saber mais sobre o assunto.

PSA alto significa ter câncer de próstata. PSA baixo significa estar livre da doença

Mito. Doenças benignas como a prostatite e a hiperplasia prostática elevam os níveis de PSA. Estima-se que 15% dos homens com câncer de próstata tem níveis de PSA normais. Em ambos os casos é importante realizar uma avaliação especializada e individualizada com médico urologista, antes de entrar em pânico ou comemorar.

Todos os casos necessitam, obrigatoriamente, de tratamento

Mito. O tratamento e as formas de controle da doença devem ser avaliados individualmente entre o médico e o paciente. Por exemplo, quando um tumor foi identificado em estágio inicial e é pouco agressivo, o monitoramento e o acompanhamento médico podem ser a melhor indicação.

Quem tem câncer de próstata sempre apresenta sintomas

Mito. Nos estágios iniciais, raramente o câncer de próstata é acompanhado por sintomas. Conforme a doença avança, alguns sinais aparecem, como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, sangue na urina ou necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Mas esses sintomas são comuns também na hiperplasia prostática, que é uma doença benigna da próstata.

A atividade física é importante para prevenção do câncer

Verdade. Realizar exercícios regularmente é fundamental para uma boa saúde como um todo e, no caso do câncer de próstata, não é diferente. Se por um lado o sedentarismo e a obesidade estão ligados ao surgimento da doença, por outro, praticar atividades físicas causa o efeito contrário, pois reduz o estresse, melhora a imunidade, regula os níveis hormonais e ajuda no controle de peso.

É uma doença de idoso

Mito. Apesar de ser uma doença que prevalece na população mais velha, 40% dos casos são diagnosticados em homens mais novos, ainda que seja rara antes dos 40 anos. De qualquer forma, a recomendação é procurar um especialista para uma avaliação individualizada.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.