A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), por meio da 106ª DP (Itaipava), desencadeou, nesta quinta-feira (03/12), uma operação para cumprir cinco mandados de busca em condomínios de luxo na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, da capital do Rio; Teresópolis e Petrópolis, na Região Serrana; e em Cabo Frio, na Região dos Lagos. A ação teve como objetivo apurar fraudes na saúde, cometidas por gestores de hospitais. Os agentes apreenderam documentos e bens de luxo.
De acordo com as investigações da 106ª DP, várias fraudes foram praticadas pelos gestores de hospitais particulares de Petrópolis. Por conta do crime, um dos hospitais ficou praticamente sem funcionar. As investigações apontaram movimentações milionárias atípicas e não justificadas. Há indícios de que os gestores desses hospitais tenham participado de fraudes em uso de leitos e UTIs por parte do SUS, já que as unidades de saúde são conveniadas ao município.
As investigações vão continuar para identificar supostos agentes públicos envolvidos no esquema, com movimentações superiores a R$ 30 milhões.