TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Professor israelense ministra curso 'Hebraico Sem Fronteiras'

Dror Marko já teve turmas presenciais no Clube Israelita Brasileiro, em Copacabana

Por Portal Eu, Rio! em 05/12/2020 às 09:51:47

Foto: Divulgação

O professor israelense Dror Marko começou a lecionar hebraico para brasileiros em 2012, recém-chegado ao Brasil e ainda em aulas particulares. No ano seguinte, incentivado pela companheira e pelos alunos que conquistara, ele conseguiu iniciar um curso presencial para pequenas turmas no Clube Israelita Brasileiro, em Copacabana. Não imaginava que teria muito sucesso, afinal hebraico não é exatamente um idioma popular no Brasil. Para sua surpresa, seu nome rapidamente ficou conhecido “no meio”.

Entre seus alunos havia frequentadores do clube que, não raro, declaravam que com suas aulas finalmente conseguiram entender o idioma que desde pequenos tentavam aprender nos colégios judaicos. Também alunos de outras denominações religiosas, ávidos por conhecer a língua da Bíblia e fascinados com o jeitinho de explicar do “moré” (professor em hebraico). E muitos alunos sem especial motivação religiosa, interessados em aprender por turismo, razões profissionais ou simplesmente por amar idiomas.

Dror foi acumulando experiência e, vendo a escassez de materiais em português para o ensino do hebraico, desenvolveu até um livro em forma de apostila, uma espécie de Gramática do Hebraico Moderno adaptada ao seu método - o qual passou a usar como guia em suas aulas.

Em 2016, Dror precisou passar um período fora do país a estudos e fechou o curso presencial. Foi quando, em parceria com a esposa, lançou um projeto que parecia audacioso: um curso online de hebraico desenvolvido para brasileiros, o Hebraico Sem Fronteiras. O curso, que já teve dois módulos lançados, se propõe a ensinar a língua desde a apresentação das letras, ou seja, da alfabetização. Conta com mais de 100 videoaulas apresentadas pelo Dror, exercícios, áudios, material em PDF e possibilidade de tirar dúvidas com o professor. Novamente a receptividade do público foi positiva (o casal se orgulha de ter somente comentários de aprovação nas redes sociais e vibram com as conquistas de cada aluno).

Quando a pandemia veio e forçou vários cursinhos presenciais a migrarem para a internet, eles já tinham essa expertise e estavam trabalhando no terceiro módulo do curso (o qual, justamente por conta da pandemia, acabou atrasando). O público cresceu, o trabalho aumentou, novas ferramentas foram adicionadas ao curso – como um e-book e grupos exclusivos no Telegram. Já a qualidade, a julgar pela satisfação dos alunos que todos os dias enviam mensagens de carinho ao carismático professor, se manteve. E ele não para de trabalhar: assegura que a produção do terceiro módulo já está sendo retomada.

Desde 2016 até hoje já são mais de 1000 alunos que se inscreveram no curso online. Somando aos alunos particulares, àqueles do extinto curso presencial e ao público das redes sociais, são dezenas de milhares que foram apresentados ao hebraico através de Dror. Coisa que o israelense de 31 anos que há oito se apaixonou pelo Brasil e pelo Rio de Janeiro em uma singela viagem de férias, jamais poderia imaginar.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.