O Flamengo visita o Botafogo no Nilton Santos neste sábado (5), às 17h, em partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro, apesar de estar em 3º lugar na tabela, com 39 pontos, vem de uma eliminação melancólica contra o Racing, pela Libertadores. Já o Glorioso vive uma situação complicadíssima, na 19º colocação, com apenas 20 pontos e já está há nove jogos sem vencer.
A cinco pontos do líder São Paulo, o time da Gávea não contará com o atacante Gabigol para o clássico. Ele segue em tratamento de um desequilíbrio muscular e não foi relacionado. No entanto, Pedro será reforço para a partida. O atleta chegou a atuar alguns minutos na partida contra o Racing. O técnico Rogério Ceni, que foi bastante criticado nas escolhas durante a semana, principalmente por substituir os meias Éverton Ribeiro e Arrascaeta na decisão da Libertadores, deu um esboço do time titular. Mesmo após falha bizarra na última partida contra o Racing, Gustavo Henrique foi testado de titular ao lado de Rodrigo Caio.
Por outro lado, o Alvinegro vive uma situação desesperadora. Vice-lanterna do Brasileirão, o clube de General Severiano vem de quatro derrotas consecutivas e tem apenas 20 pontos em 22 partidas. Ramón Díaz e sua comissão foram demitidos, dando vaga para Eduardo Barroca, quarto treinador da temporada. No entanto, o técnico não comandará a equipe, pois testou positivo para Covid-19 e quem estará na beira do gramado será o auxiliar Felipe Lucena. O time também não contará com o lateral direito Kevin e o zagueiro Kanu, suspensos por terceiro cartão amarelo e o goleiro Gatito Fernández, que segue se recuperando de um edema ósseo no joelho direito.
Ficha técnica
Local: Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 5 de dezembro de 2020
Horário: 17:00 (Horário de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Botafogo: Diego Cavalieri, Marcinho, Rafael Forster, Marcelo Benevenuto e Victor Luis. José Welison, Caio Alexandre e Honda; Bruno Nazário, Kalou e Matheus Babi. Técnico: Felipe Lucena (auxiliar)
Flamengo: Diego Alves, Isla, Rodrigo Caio, Léo Pereira (Natan) e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Pedro. Técnico: Rogério Ceni