Fim do ano é uma época de confraternizações e encontros que, em geral, envolvem comida, bebida, decoração e barulho. É também um período que as atenções com os cachorros devem ser redobradas para evitar contratempos e garantir que eles aproveitem a temporada de festas da melhor maneira possível.
Pensando nisso, Rafael Faria, proprietário da Bicho Limpinho , maior empresa de serviços banho e tosa da Zona Oeste do Rio, montou um guia de cuidados para ajudar os papais e mamães de filhotes de quatro patas a se prepararem para a fase festiva e garantirem um fim de ano sem sustos para eles e para os seus cãezinhos.
O Guia é composto por dicas e recomendações para evitar e também ensinando a lidar com situações que podem surgir durante os momentos festivos.
Leia abaixo o guia:
1 - Cuidado com os fogos de artifício
Embora encantadores para os humanos, para os cachorros é algo assustador. Alguns ficam tão assustados com o som que podem começar a babar, se esconder, tremer e até tentar fugir.
2 - Atenção para rotas de fuga!
Atenção redobrada com as janelas, frestas e qualquer outro pequeno espaço aberto, que seja de fácil passagem.
3 - Olhos abertos no que ele come
Nem todos sabem dos riscos que podem causar aos cãezinhos ao compartilhar pratos humanos, no momento da refeição os cuidados devem ser redobrados. Inclusive, ingerir alimentos inapropriados para o cachorro pode fazer ele vomitar, sofrer uma intoxicação ou ter reações mais graves.
4 - Atenção também ao que ele bebe
Bebidas alcoólicas são um risco para os animais de estimação. Cuidados com espumantes que podem sujar o chão e o animal acabar bebendo daquele líquido.
5 - Decoração não é comida, nem brinquedo
Luzes, aparelhos eletrônicos, pisca-pisca (que causam choques!) e outros materiais perigosos chamam a atenção dos peludos, é preciso ter atenção redobrada.
6 - Evite deixar o cachorro estressado
Mudança de rotina repentina como festas em família, reencontro com amigos e outras situações típicas do fim do ano, podem deixar os cães estressados ou nervosos. Por isso, é importante evitar ao máximo tirar o cãozinho da própria rotina, com o intuito de garantir uma passagem de ano tranquila para ele.
7 - Não esqueça de dar atenção para o seu filhote
Por conta da movimentação do final do ano, o cãozinho é deixado de lado e recebe menos atenção do que antes.