Uma operação envolvendo os bombeiros do Estado do Rio e a Marinha foi montada na tarde deste domingo para salvar a vida do menino Matheus Moreira da Silva, de oito anos, que estava internado com Covid-19 na UPA de Itaperuna, no Noroeste Fluminense.
O menino precisava ser internado com urgência no Hospital Jesus, em Vila Isabel, no Rio, mas o mau tempo impediu o socorro com helicóptero do Corpo de Bombeiros do Rio, que tem seis aeronaves e também opera uma da Secretaria de Saúde.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros e Secretário de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro, pediu ajuda à Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia, da Marinha, que cedeu um helicóptero especial, que voa com auxílio de instrumentos, para fazer a operação.
-- O Estado do Rio comprou na Itália um helicóptero Augusta, que voa por instrumentos, mas a pandemia atrasou a entrega. Seria o ideal para fazer o resgate – explicou o coronel Monteiro.
Segundo a médica Simone Simões, Diretora de Saúde do Corpo de Bombeiros do Rio, não havia vagas para o menino no setor de Covid-19 na UPA de Itaperuna, onde ele está internado desde o início do mês. Seu estado se agravou e os médicos pediram a remoção para um hospital com mais recursos. O helicóptero da Marinha chegou no Aeroporto Santos Dumont no início da noite.