Segundo a Fox News, canal de TV norte-americano, a influencer Alexis Sharkey, encontrada morta em 1º de dezembro, era suspeita de comandar um esquema de pirâmide financeira.
Conforme os investigadores intensificaram a busca por respostas sobre o que aconteceu, descobriram que Alexis atuava como consultora do grupo de beleza Monat, localizado na Flórida e alvo de investigações das autoridades federais. A empresa é especializada em produtos para cabelos e pele.
Além das suspeitas de esquema de pirâmide, os clientes fizeram outras acusações como de queda de cabelo e irritações na pele decorrente do uso dos produtos.
Pirâmides são furadas
Em linhas gerais, a pirâmide financeira é um modelo de negócio que funciona por meio de indicações desenfreadas, ou seja, o vendedor precisa convidar outros membros para participar. Esse esquema se torna insustentável por isso. Muitas vezes, não há um produto envolvido e, quando tem, as informações são muito confusas.
Em uma sociedade onde mais de 13 milhões de brasileiros estão desempregados e 67% têm dívidas, o apelo das pirâmides com frases sedutoras como “tenha retorno milionário em pouco tempo”, “fique rico sem sair de casa”, entre outras, atrai muitas pessoas. O que é uma furada... Aqui no R7 você pode encontrar diversas matérias que trazem dicas importantes para conseguir vencer as dívidas e prosperar sem atalhos, de forma eficiente e inteligente.
importante ressaltar que jamais uma empresa vai se autodeclarar como uma “pirâmide”, elas aparecem com outros nomes que podem servir de fachada. Por isso, é importante sempre desconfiar de propostas que prometem “dinheiro fácil e rápido”. Então, toda vez que receber um convite do tipo, pesquise sobre a empresa, se informe para que não seja enganado.
Agora, se você acha que está sendo vítima ou conhece alguém, é possível fazer a denúncia às polícias civil e federal, ao Ministério Público Federal (que fornece inclusive uma cartilha sobre o tema), ou ainda, Ministérios Públicos Estaduais.
O cuidado e a informação são os melhores caminhos para se proteger de uma possível armadilha.