Integrantes do Departamento Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM) do Rio de Janeiro fazem hoje uma operação para cumprir mandados de prisão contra acusados de violência contra a mulher. Também são alvos da operação da Polícia Civil pessoas em débito com pensão alimentícia.
Até as 12h de hoje, 22 pessoas já tinham sido presas, de acordo com informações da assessoria de imprensa da Polícia Civil.
Além de se cumprir a lei, a ação contra devedores de pensão alimentícia tem o objetivo de chamar a atenção para a paternidade irresponsável, em que o pai foge da obrigação de cuidar de seus filhos.
"De acordo com a diretora do DGPAM, delegada Sandra Ornellas, conforme dados do Instituto Brasileiro de Direito de Família, em 2019 havia no Brasil 5,5 milhões de crianças sem pai declarado em seus registros. A irresponsabilidade paternal faz com que a mulher acabe tendo que arcar sozinha com a responsabilidade relacionada aos filhos", diz a nota da Polícia Civil. Ouça o depoimento da titular da DGPAM, delegada Sandra Ornellas, no podcast do Eu, Rio! (eurio.com.br)
A ação de hoje conta com a participação das 14 delegacias especiais de Atendimento à Mulher do estado.
Fonte: Agência Brasil