TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Morre Paolo Rossi, carrasco do Brasil na Copa do Mundo de 1982

Ex-jogador marcou os três gols que eliminaram a seleção de Telê Santana, a melhor desde o tri de 70

Por Portal Eu, Rio! em 09/12/2020 às 22:08:24

Paolo Rossi na Copa de 1982, quando foi o carrasco do Brasil de Júnior, Zico, Falcão e Sócrates. Foto: Reprodução

Campeão do Mundo com a seleção italiana e carrasco do Brasil em 1982, o ex-jogador Paolo Rossi morreu hoje, aos 64 anos. A informação foi dada pelo canal RAI, e confirmada pelos jornais 'Corriere Dello Sport' e 'Gazzetta Dello Sport'.

Eleito o melhor jogador do Mundial e artilheiro da competição, Paolo foi quem marcou os gols da histórica vitória que eliminou a seleção brasileira, apontada como uma das maiores da história, naquele ano. Ele divide a artilharia da seleção italiana em Copas do Mundo com Baggio e Vieri - os três marcaram nove gols. Em 2004, foi incluído na lista dos 125 maiores jogadores vivos da Fifa, no centenário da entidade máxima do futebol mundial.

Paolo Rossi elimina o Brasil

Na Copa de 1982, comandado por Telê Santana, o Brasil se destacou por causa do futebol bem jogado e envolvente. Com Junior, Sócrates, Falcão e Zico, o Brasil ganhou as três partidas da primeira fase: venceu a União Soviética por 2 a 1, goleou a Escócia por 4 a 1 e a Nova Zelândia por 4 a 0. Na segunda fase, o Brasil ganhou da Argentina por 3 a 1 e jogava apenas por um empate contra a Itália para se classificar para as semifinais. Porém, numa tarde inspirada do atacante Paolo Rossi, que fez três gols, a Itália venceu por 3 a 2 e eliminou o Brasil.




Perder, Ganhar, Viver

Texto do poeta Carlos Drummond de Andrade; Crônica escrita em 7 de julho de 1982 para a tragédia da Copa da Espanha

Vi gente chorando na rua, quando o juiz apitou o final do jogo perdido; vi homens e mulheres pisando com ódio os plásticos verde-amarelos que até minutos antes eram sagrados; vi bêbados inconsoláveis que já não sabiam por que não achavam consolo na bebida; vi rapazes e moças festejando a derrota para não deixarem de festejar qualquer coisa, pois seus corações estavam programados para a alegria; vi o técnico incansável e teimoso da Seleção xingado de bandido e queimado vivo sob a aparência de um boneco, enquanto o jogador que errara muitas vezes ao chutar em gol era declarado o último dos traidores da pátria; vi a notícia do suicida do Ceará e dos mortos do coração por motivo do fracasso esportivo; vi a dor dissolvida em uísque escocês da classe média alta e o surdo clamor de desespero dos pequeninos, pela mesma causa; vi o garotão mudar o gênero das palavras, acusando a mina de pé-fria; vi a decepção controlada do presidente, que se preparava, como torcedor número um do país, para viver o seu grande momento de euforia pessoal e nacional, depois de curtir tantas desilusões de governo; vi os candidatos do partido da situação aturdidos por um malogro que lhes roubava um trunfo poderoso para a campanha eleitoral; vi as oposições divididas, unificadas na mesma perplexidade diante da catástrofe que levará talvez o povo a se desencantar de tudo, inclusive das eleições; vi a aflição dos produtores e vendedores de bandeirinhas, flâmuIas e símbolos diversos do esperado e exigido título de campeões do mundo pela quarta vez, e já agora destinados à ironia do lixo; vi a tristeza dos varredores da limpeza pública e dos faxineiros de edifícios, removendo os destroços da esperança; vi tanta coisa, senti tanta coisa nas almas?

Chego à conclusão de que a derrota, para a qual nunca estamos preparados, de tanto não a desejarmos nem a admitirmos previamente, é afinal instrumento de renovação da vida. (...) Perder implica remoção de detritos: começar de novo. (...)

A Copa do Mundo acabou para nós, mas o mundo não acabou. Nem o Brasil, com suas dores e bens. E há um lindo sol lá fora, o sol de nós todos.

E agora, amigos torcedores, que tal a gente começar a trabalhar, que o ano já está na segunda metade?


POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.