Farid Abrão, prefeito de Nilópolis, cidade na Baixada Fluminense, morreu aos 76 anos, vítima de complicações causadas pela covid-19. Farid estava internado no Hospital Copa D'Or, em Copacabana, desde o último dia 30.
Em nota oficial, publicada nas redes sociais, a prefeitura de Nilópolis lamentou profundamente a perda e agradeceu ao trabalho que o prefeito, que esteve à frente do município em três mandatos.
O governador em exercício do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, manifestou seu pesar em comunicado.
"Durante anos trabalhou pelo município e se dedicou a melhorar a vida da população. Expresso também minha solidariedade aos familiares e amigos, assim como a todos aqueles que perderam entes queridos nesta pandemia.", disse Castro.
Farid foi prefeito da cidade da Baixada Fluminense por quase 12 anos, em três mandatos. O primeiro, de 2001 a 2004, o segundo, de 2005 a 2008 e o terceiro, o atual, de 2016 até hoje.
Nas eleições municipais deste ano, Farid comandou a campanha de seu sobrinho, Abraãozinho David (PL), que foi eleito prefeito de Nilópolis com 48,97% dos votos.
O prefeito foi internado na segunda-feira passada (30), e precisou ser entubado após piora no quadro de covid.
Ex-presidente da Beija-Flor
O prefeito dedicou 18 anos de sua vida à frente da Beija-Flor de Nilópolis, escola de samba da cidade. Em nota, a Beija-Flor mostrou gratidão ao ex-presidente e afirmou que Abrão foi "um grande líder" à frente da agremiação e da cidade.
Farid era irmão do presidente de honra da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, Anísio Abraão David.
Reprodução Instagram
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), onde Farid foi deputado estadual, também se manifestou:
"A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) lamenta a morte do prefeito de Nilópolis e ex-deputado estadual Farid Abrão David, na última sexta-feira (11/12), em decorrência da Covid-19. Farid exercia seu terceiro mandato como prefeito e tinha 76 anos.
Na Alerj, Farid exerceu cinco mandatos, tendo sido deputado estadual constituinte, em 1989. Foi também líder partidário e presidente da Comissão de Obras Públicas. Foi autor de leis como a 1751/90, que obrigou o Estado a contar com uma Política de Saúde Preventiva do Diabetes. Além disso, Farid era pai do ex-deputado Ricardo Abrão, que esteve na Casa por dois mandatos.
A Alerj, representada por seus deputados, se solidariza com a família Abrão David neste momento de dor profunda, em meio a uma pandemia que tem devastado milhares de pessoas em todo o mundo".