TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Daniel Dhonata usa Muay Thai para ajudar crianças carentes em Piedade

Atleta com mais de 30 lutas, Daniel Dhonata conta como o Muay Thai o ajudou a sair da depressão

Por Claudio Rangel em 20/12/2020 às 09:18:04

Daniel Dhonata diz que golpes de Muay Thai aumentam a autoestima. Foto: Divulgação

Daniel Dhonata, atleta de Muay Thai de 21 anos, fez de uma tragédia pessoal um motivo para ajudar outras pessoas a viver. O jovem nascido em Maricá e criado no bairro carioca da Piedade não suportou a morte de seu avô, e interrompeu a carreira de lutador por conta da depressão. Mas tudo mudou depois que um evento em sua vida o estimulou a criar o projeto Mais Forte que o Mundo, em que ensina crianças e adultos carentes para vencer na vida.

O atleta mora na comunidade de Água Santa, no Morro do 18. No currículo, Daniel registra 30 lutas e uma carreira promissora até ser abalado por uma tragédia familiar. Criado pela mãe e pelo avô, sem a presença do pai e convivendo nas ruas com pessoas desassistidas, após a morte do avô ele entrou em depressão e largou a carreira. Até que um fato o fez mudar de ideia:

“Eu decidi largar a luta e entrei em um projeto numa casa de reabilitação. Lá eu dava aula e participava de algumas atividades do espaço. E foi lá onde eu conheci muitas histórias e aprendi o que realmente é uma superação”, revela Daniel Dhonata.

Foi o suficiente para oferecer ajuda a outros que passam pelo mesmo problema. O projeto vai selecionar 100 pessoas entre crianças e adultos. As crianças de até 17 anos e em situação vulnerável serão atendidas gratuitamente. Outros adultos vão contribuir com R$ 30 para a manutenção do espaço. As aulas começam em 9 de janeiro.

“Minha satisfação é ver depois que uma criança de rua conseguiu uma colocação, um emprego. Isso é gratificante”, disse.

Muay Thai e a depressão

O boxe tailandês, ou Muay Thai, é uma modalidade de arte marcial desenvolvida na Tailândia e que utiliza as oito armas: Mãos, pés, cotovelos e joelhos. Trata-se do esporte nacional do país. O próprio nome da luta significa “arte marcial tailandesa". Daniel explica que a arte é uma disciplina física e mental que consegue tirar as pessoas do estado depressivo.

“A prática emagrece, favorece a autoestima e faz a pessoa se curar da depressão”, explica o atleta.

Além da movimentada prática do Muay Thai, o projeto “Mais Forte que o Mundo” inclui outras modalidades de defesa pessoal, como o Jiu-jitsu.

O professor de defesa pessoal não conta com ajuda governamental ou de algum político. Ele obtém recursos para a sua iniciativa através das aulas que ministra e da contribuição de R$ 30 de alguns adultos que estarão no projeto. Ele já conta com 60 inscritos.

“É um projeto gratuito para crianças e para a terceira idade. Vou acolher e orientar na recuperação de pessoas com dependência química. Ficarei feliz quando vê-los livres das drogas e encaminhados na vida”, concluiu, acrescentando que o projeto funciona na Rua Clarimundo de Melo 187, 3° andar.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.