Em momentos diferentes no Campeonato Brasileiro, o Flamengo enfrenta o Bahia, neste domingo (20), às 18h15 (Brasília) no Maracanã. Enquanto a equipe carioca está em busca de se isolar na segunda colocação e chegar próximo ao líder, o Tricolor baiano procura se distanciar do Z-4. Para isso, as duas equipes, que só têm o Brasileiro para disputar, tiveram a semana inteira de treinos.
Embalado com a goleada em cima do Santos, no domingo passado, Ceni terá à disposição os mesmos jogadores. Willian Arão, que ainda se recupera de lesão, será o principal desfalque de hoje. João Gomes é o principal nome para substituí-lo.
A campanha do Rubro-Negro no Brasileirão, em casa, não é das melhores, mas, também, não é das piores. Em 12 jogos, foram seis vitórias e 22 pontos conquistados. Dentre os 20 times, a equipe carioca como mandante tem a oitava melhor campanha. O Flamengo vem se destacando fora de casa, onde possui a melhor campanha no campeonato.
Já o Bahia possui a segunda pior campanha longe de casa. Em 12 jogos, ganhou apenas duas; somente nove pontos conquistados e um saldo de gols de -12. Essa campanha fora de casa só não é pior que a do lanterna, Goiás. A diferença do Bahia para o 17° colocado, Vasco, é de apenas três pontos. Mesmo perdendo hoje, não desce para a zona de rebaixamento, mas acende a luz amarela, caso o Vasco derrote o Santos.
Levando em consideração que Flamengo vem embalado com três vitórias consecutivas e o Bahia, abalado após a eliminação nas quartas da Copa Sul-Americana, com quatro derrotas seguidas no Brasileiro, o grande favorito para vencer hoje é a equipe de Rogério Ceni. Contra o Bahia, no Maracanã, o Flamengo não perde desde o dia 24 de novembro de 1996, quando foi derrotado por 1 a 0, na rodada 23 do Brasileirão. Em 52 partidas deste confronto, foram 20 vitórias para o Rubro-Negro, 13 para o Tricolor baiano e 19 empates. Um total de 126 gols marcados. O último jogo entre as duas equipes foi marcada pela chuva de gols marcados que terminou em 5 a 3 para o Flamengo.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X BAHIA
Local: Maracanã, RJ
Horário: 18h15 (Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Danilo Ricardo Simon Manis
Quarto Árbitro: Daniel Victor Costa Silva
VAR: Jose Claudio Rocha Filho
Assistentes VAR: Douglas Marques das Flores e Fabricio Porfirio de Moura
Observador VAR: Giulliano Bozzano - MG
FLAMENGO: Diego Alves; Isla, Natan, Rodrigo Caio e Filipe Luís; João Gomes, Gerson, Arrascaeta e Éverton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabriel Barbosa. Técnico: Rogério Ceni.
BAHIA: Douglas; Nino (Ernando), Ernando (Anderson Martins), Juninho e Juninho Capixaba; Gregore, Edson e Ramon; Índio Ramirez, Élber e Gilberto. Técnico: Mano Menezes