O Natal é uma época mágica, cheia de costumes e tradições próprios que variam muito de país para país. Para você conhecer um pouco mais sobre as comemorações natalinas nos Estados Unidos, a equipe de conteúdo do curso online Hyper English separou algumas curiosidades relacionadas à data. Para quem está viajando ou morando fora, é uma ótima forma de ficar por dentro das tradições locais, ou mesmo entender algumas das referências que aparecem nos filmes americanos relacionados à temática natalina.
10 curiosidades sobre a Holiday Season americana
1.Stockings
Tradição bem popular do Natal americano é pendurar stockings (meias) na lareira para que o Papai Noel possa colocar doces, presentes ou até mesmo um pedaço de carvão caso você tenha sido malcriado durante o ano. Mas você sabia que essa prática existe desde o século XIX? Reza a lenda que São Nicolau, ao passar por uma cidade, ouviu que um homem muito pobre, recém viúvo, estava preocupado com o dote de casamento de suas três filhas. Sendo assim, São Nicolau decidiu ajudar a família; desceu pela chaminé e encheu de moedas de ouro as meias que as meninas haviam colocado para secar na lareira. Até hoje, crianças europeias e americanas penduram stockings em suas lareiras e aguardam seus presentes.
2.Gingerbread Man
Para aqueles que não conhecem, Gingerbread é um tipo de biscoito doce muito famoso na época do Natal com um gosto delicioso de gengibre e canela. Ele pode ser feito nos mais variados formatos, sendo sua forma mais famosa a de pessoa, que até mesmo podem ganhar uma família e uma casa também feitas de biscoito. Mas a tradição não se resume a somente comer esses deliciosos Gingerbread Men, é uma prática comum as pessoas se reunirem entre os amigos e a família para decorá-los. As lojas americanas chegam até mesmo a vender kits para você decorar sua própria família de Gingerbread e casa de biscoito. O Gingerbread Man faz parte do imaginário americano de tal maneira que virou até mesmo personagem do famoso filme Shrek.
3.Boxing Day
Imagina se o dia 26 de dezembro também fosse feriado? Bom, essa é a realidade de diversos países onde se fala inglês, inclusive os Estados Unidos. No dia após o Natal se comemora o Boxing Day, feriado no qual as lojas fazem diversas promoções, como acontece na Black Friday. No entanto, sua origem remonta à Idade Média, quando no dia 26 de dezembro as Igrejas abriam as caixas de doações e as destribuíam para a população carente. Também era comum os nobres e grandes donos de terra darem presentes, geralmente sobras do banquete de natal, para os camponeses que viviam em suas terras.
4.Advent calendar
Outra tradição super divertida do Natal americano é o advent calendar. Ele é um calendário no qual cada dia do mês de dezembro esconde uma surpresa que você deverá abrir no dia correspondente. Eles são feitos de formas extremamente criativas, podendo conter doces, brinquedos e outras surpresas. Não seria incrível ganhar um mini presente todos os dias do mês de dezembro?
5.Carolling
Você sabia que nos Estados Unidos as pessoas se unem em grupos para cantar canções natalinas? É uma tradição bem famosa esses grupos baterem na porta das pessoas de sua vizinhança fazendo pequenas apresentações musicais à capela, trazendo alegria e o espírito natalino de porta em porta. Essas apresentações também são feitas na rua ou em praças.
6.Mistletoe
Essa tradição natalina é especial para os românticos de plantão. Mistletoe, ou visco, como é conhecida no Brasil, é uma planta que os americanos e ingleses penduram em suas casas na época das festividades de fim de ano. No entanto, caso duas pessoas parem embaixo de um visco ao mesmo tempo, o costume dita que elas devem se beijar. Essa particularidade do Mistletoe é tão famosa que até mesmo o cantor pop Justin Bieber escreveu uma música sobre isso.
7.Candy Cane
Mais um dos sabores clássicos de Natal é o de Candy Cane, um doce branco e vermelho em formato de bengala e com gosto de hortelã. De acordo com as histórias populares, ele se originou na Alemanha no século XV onde ele era dado às crianças para que elas ficassem quietas na hora da missa de Natal. Hoje em dia não são só as crianças que se deliciam com esse doce, que se tornou até mesmo sabor de biscoito e de café.
8.Ugly Christmas Sweaters
Uma tradição que começou com a brincadeira de ver quem conseguia ter o suéter natalino mais brega. É isso mesmo que você leu. As pessoas competem para ver quem aparece na festa com as cores e estampas mais chamativas de papais noéis, árvores natalinas e bonecos de neve. O importante é entrar na brincadeira e deixar a imaginação correr solta.
9.Eggnog
Leite, ovo, rum e noz-moscada. A combinação pode parecer um pouco excêntrica mas são os principais ingredientes da mais famosa bebida natalina americana, o Eggnog. Essa é uma tradição antiga, respeitada até hoje em muitas residências durante as festividades de final de ano. Será que vale a pena tentar a receita? E, claro, para as crianças é só fazer a versão sem rum, caprichando na noz-moscada para compensar.
10.Christmas Cards
Todo ano, várias famílias americanas vestem as roupas mais chiques e tiram fotos (às vezes até com fotógrafos profissionais) para ter o melhor cartão natalino possível. A ideia é enviar o cartão para os seus familiares e conhecidos, desejando boas festas de fim de ano. Uma maneira de fechar o ano espalhando votos de alegria entre a sua rede de conhecidos. E de quebra ainda é legal a expectativa de receber pelo correio os cartões durante todo o mês de dezembro. Bem que essa moda podia pegar no Brasil, não é?