TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Confira o que abre e o que fecha na véspera do ano novo

Em razão do feriado prolongado, serviços sofrem alterações

Por Portal Eu, Rio! em 31/12/2020 às 13:09:12

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Nem todos os estabelecimentos funcionam normalmente nesta quinta-feira (31), véspera do ano novo. Em razão do feriado prolongado, diversos serviços estarão de portas fechadas ou sofrem alteração no horário de funcionamento. Veja a seguir o que abre e o que fecha no Rio.

A cidade terá um esquema especial de réveillon. No dia 31, o metrô funciona das 5h às 20h e, no dia 1º, das 7h às 23h. Já os trens urbanos da SuperVia funcionam em regime de final de semana. No dia 31, conforme a grade horária de sábado – com ajustes nos ramais Japeri e Deodoro/Santa Cruz – e, no dia 1º, conforme a grade horária de domingos e feriados. Pela internet, é possível verificar o funcionamento do trecho desejado e simular viagens (https://www.supervia.com.br/pt-br/servicos/planeje-sua-viagem).

Nas ruas e nos shoppings, os estabelecimentos comerciais terão horários diferenciados. As lojas do Saara, tradicional shopping a céu aberto, por exemplo, abrem no dia 31 das 9h às 13h e fecham no dia 1º. O Mercadão de Madureira, um dos maiores mercados populares do país, abre no dia 31 das 7h às 15h e fecha no dia 1º. Os horários, entretanto, poderão variar de acordo com cada loja.

Os shoppings, no geral, funcionam das 10h às 16h no dia 31 e, no dia 1º, abrem apenas as praças de alimentação, das 12h às 21h. Esse é o caso, por exemplo do Via Parque Shopping, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da capital; do Shopping Rio Sul, em Botafogo e do Shopping Leblon, na Zona Sul. O Norte Shopping, em Cachambi, e o Shopping Tijuca, na Tijuca, ambos localizados na Zona Norte, seguem o horário reduzido até as 16h no dia 31 e, no dia 1º, funcionam das 10h às 22h para lazer e alimentação.

Pontos turísticos também terão horários especiais. Os passeios ao Cristo Redentor encerram-se às 15h no dia 31 e às 16h, no dia 1º. Já o Pão de Açúcar funciona no dia 31 com horário reduzido – a entrada dos visitantes acontece até as 15h. O último teleférico sai da Praia Vermelha às 16h. A última descida do Pão de Açúcar será às 16h20. No dia 1º, o funcionamento é normal, das 9h às 21h, com entrada até as 20h. Os ingressos podem ser comprados na internet (https://www.bondinho.com.br/categoria/).

Por conta da pandemia, as festas de ano novo foram canceladas e não haverá queima de fogos na capital fluminense. Haverá maior fiscalização no acesso às praias e a circulação de veículos será limitada. Haverá ainda a suspensão de circulação do transporte público nos acessos à orla, a partir das 20h do dia 31.

Para evitar que se acesse em massa a orla de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca, serão montados 40 pontos de bloqueio. Só poderão passar automóveis de moradores, com comprovante de residência, ou veículos de serviços e de emergência. Porém, quem desejar ingressar na praia a pé, poderá fazer. No caso de Copacabana, será necessário descer no ponto de bloqueio montado na Praia de Botafogo e seguir caminhando, em um percurso de aproximadamente 2 quilômetros.

Agências bancárias e Correios, assim como no restante do país, não funcionam nem no dia 31 nem no dia 1º. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.