Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

O que falta, Anvisa?

Reino Unido aplica vacina de Oxford, principal aposta do Governo Federal contra a Covid-19

Imunizante licenciado no Brasil pela Fiocruz começa a ser usado na Inglaterra; pedido de registro sai até dia 15


Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A agência reguladora do Reino Unido aprovou o uso da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório britânico AstraZeneca. No Brasil, essa vacina será fabricada pela Fiocruz, mas aguarda o processo de autorização pela agência reguladora brasileira, a Anvisa. O processo de avaliação inclui dados sobre segurança, qualidade e eficácia da vacina.

A AstraZeneca e a Fiocruz enviaram à Anvisa o primeiro pacote de informações sobre a vacina no final de setembro, com o pedido de submissão contínua, mais rápido que o convencional. A aprovação no Reino Unido pode ajudar a acelerar o processo no Brasil que tem a submissão final prevista para ser finalizada até 15 de janeiro. Segundo a Anvisa, a agência recebeu, no dia 22 de dezembro, outros dados primários de eficácia e segurança da vacina, ainda em análise.

"É um dia histórico, podemos dizer que temos vacina. A notícia do registro no Reino Unido renova a esperança, uma esperança que vem da ciência e da saúde pública", destaca a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima. "Estamos no caminho ideal, desde abril, quando começamos a prospecção com os laboratórios de todo o mundo para encontrar a vacina necessária para o nosso [Sistema Único de Saúde] SUS".

Reino Unido AstraZeneca-Oxford vacina Fiocruz Anvisa

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!