O presidente da ABI, Paulo Jeronimo, telefonou nesta segunda-feira, 11/1, para o jornalista e escritor Ruy Castro, manifestando solidariedade e colocando a Casa do Jornalista à disposição do companheiro, alvo do ministro da Justiça , André Mendonça, que anunciou no domingo, 10/1, que pedirá abertura de inquérito contra Ruy Castro após texto sobre Bolsonaro. Paulo Jeronimo ouviu de Castro que a questão está sendo acompanhada e conduzida pelo jurídico do jornal "Folha de S.Paulo", do qual ele é colunista. E mostrou-se "reconfortado" com o apoio da ABI.
O ministro da Justiça, André Mendonça, anunciou no último domingo que vai pedir abertura de inquérito policial contra o escritor Ruy Castro e contra o jornalista Ricardo Noblat. Em sua coluna no jornal "Folha de S.Paulo", Ruy Castro ironizou o presidente americano, Donald Trump, após a crise da invasão do Capitólio na última quarta-feira. O escritor disse que se o presidente americano desejasse se tornar um "mártir", "herói" ou "ícone" para seus seguidores, poderia se matar. Ao falar de Bolsonaro, lembrou que o presidente brasileiro costuma imitar ações de Trump. E sugeriu que ele também cometesse suicídio.
"Se Trump optar pelo suicídio, Bolsonaro deveria imitá-lo. Mas para que esperar pela derrota na eleição? Por que não fazer isso hoje, já, agora, neste momento? Para o bem do Brasil, nenhum minuto sem Bolsonaro será cedo".
Ricardo Noblat, por sua vez, replicou o texto nas redes sociais, o que causou a reação de apoiadores de Bolsonaro
Fonte: Associação Brasileira de imprensa