TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Margin Trading: tudo o que você precisa saber sobre alavancagem financeira

Processo de compra de ativos permite aumentar os investimentos em pouco tempo

Por Portal Eu, Rio! em 16/01/2021 às 08:00:00

Bitcoins. Foto: Reprodução

O Margin Trading, também conhecido como alavancagem financeira, é um processo de compra de ativos que permite aumentar os investimentos em pouco tempo. A ferramenta trata-se de um empréstimo para compra de Bitcoins com a vantagem de não pagar juros e é bastante comum no mercado financeiro tradicional. Ele permite comprar um ativo usando uma parte do capital próprio e outra parte do capital cedido por um terceiro.

Uma das companhias que oferecem essa ferramenta é a SatoshiTango, plataforma de serviços financeiros e criptoinvestimentos, facilitando que os investidores se capitalizem em criptomoedas.


Fundadores da SatochiTango são argentinos. Foto: Divulgação

Quais são os benefícios desse empréstimo?

• Permite multiplicar a rentabilidade de um ativo.

• O usuário não aplica todo o dinheiro, uma vez que a SatochiTango iguala (2, 3, 4 ou 5 vezes) o investimento, de forma que o investidor possa aumentar suas aplicações.

• No caso do investimento do usuário ter sido acertado, apenas se paga uma pequena comissão pelos dias em que a plataforma emprestou o capital. Há uma enorme possibilidade de gerar um lucro interessante a riscos baixíssimos.

• Caso o investimento não tenha sido correto, o usuário escolhe quanto tempo espera e quanto do investimento inicial decide expor à possível perda.

• Segurança: não há possibilidade de que o usuário contraia dívidas e perca mais do que aplicou.

Vamos entender através de um exemplo:

Imagine que 1 Bitcoin custe 100 dólares.

Daniela quer investir em Bitcoins porque acredita que o preço da criptomoeda vai subir nos próximos dias, porém só tem 50 dólares. Após acessar a plataforma da SatochiTango, Daniela apostará na alta de uma criptomoeda, neste caso o Bitcoin, e decidirá quantos dólares deseja aplicar. Caso queira aplicar 20 dólares e queira comprar um Bitcoin vai ser necessário que a companhia “contribua” com cinco vezes o valor do investimento inicial, uma da Daniela e quatro da plataforma. Finalizado o processo basta esperar a movimentação do preço do Bitcoin.

O que acontece se o preço subir?

Caso o Bitcoin ao invés de custar 100 dólares passar a custar 120, Daniela apostou na direção correta e se quer cobrar seus lucros pode encerrar sua posição:

• Paga os USD 80 que a SatoshiTango emprestou

• Recupera os USD20 que investiu

• Tem creditados em sua conta os USD20 que ganhou com a alta da criptomoeda

Isso significa que por utilizar o Margin Trading Daniela lucrou 100% de seu investimento inicial.

E se o preço cair?

Há algo muito importante: o usuário nunca fica com dívidas usando o Margin Trading.

• Seguindo o exemplo da Daniela, a SatochiTango tem uma margem na qual vai encerrar a posição antes que ela possa contrair uma dívida real.

• Ou Daniela pode, ao perceber que o valor do Bitcoin está caindo, se adiantar e encerrar sua posição antes de perder todo seu investimento.

• Em qualquer dos casos, simplesmente se vende a posição, a SatochiTango recupera seu dinheiro emprestado e salda a dívida de maneira que Daniela não saia perdendo.

Daniela poderia apostar na baixa?

Sim! Daniela pode achar que o valor do Bitcoin vai baixar e, então, poderá utilizar a alavancagem ou Margin Trading para comprar mais Bitcoins e aproveitar a baixa, de forma que quando o valor volte a subir possa vendê-los, recuperar o capital investido e saldar o “empréstimo” contraído com a SatochiTango.



POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.