TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Acolhida do Abrigo Cristo Redentor, dona Terezinha é a primeira vacinada contra a Covid-19 do Rio, no Corcovado

Idosa de 80 anos faz planos de retomar o artesanato, voltar a frequentar a quadra da Estácio de Sá e desfilar na ala das baianas

Por Portal Eu, Rio! em 18/01/2021 às 19:21:56

Primeira vacinada no Estado, Terezinha da Conceição planeja retomar o artesanato e frequentar a quadra da Estácio de Sá, bairro onde morava, logo que estiver imunizada Foto Ascom Governo do Estado

Acolhida do Abrigo Cristo Redentor, dona Terezinha da Conceição, 80 anos, é a primeira idosa vacinada contra a Covid-19 no Estado do Rio. Dona Terezinha já tem planos para quando estiver imunizada: voltar a fazer seu artesanato, passear e frequentar a quadra da Estácio de Sá, onde desfila na ala das baianas.

- Todo mundo precisa se vacinar contra a Covid. Não tenham medo, a vacina é para que a gente fique com saúde e volte à vida normal - incentiva dona Terezinha.

Lúcida e independente, dona Terezinha também quer se imunizar para voltar a receber a visita dos amigos. "Tomara que seja logo", torce a mineira de Belo Horizonte que veio para o Rio de Janeiro ainda criança e daqui não saiu mais.

- Dona Terezinha representa a esperança da população do Estado do Rio de Janeiro de dias melhores - disse o governador em exercício Cláudio Castro.

Ouça o depoimento de Dona Tereinha da Conceição, de 80 anos, a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Rio de Janeiro, e seus planos para o 'novo normal', depois de imunizada, no podcast do Eu, Rio! (eurio.com.br)

Há cinco anos a casa onde dona Terezinha morava, no Santo Cristo, foi interditada e por decisão judicial ela foi levada para o Abrigo Cristo Redentor. No abrigo, uma instituição federal sob gestão do estado, residem 207 idosos. Eles são cuidados por uma equipe interdisciplinar de 262 profissionais, entre médicos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e nutricionistas.

A aplicação das duas primeiras doses da Coronavac, aos pés do Cristo Redenttor, exigiu improvisações de última hora. O governador em exercício, Claudio Castro, havia previsto a chegada do primeiro lote ao Rio para uma da tarde de hoje, segunda-feira, 18/1, conforme prometido pelo ministro da Saúde, general Sidney Pazuello. A assessoria do Palácio Guanabara chegou a marcar uma coletiva para o aeroporto Santos Dumont , mas na hora combinada não chegou a vacina. A alegação do Ministério foi de um problema com um avião da FAB. O novo embarque foi prometido para a noite de segunda, o que inviabilizaria a solenidade.

O senador Luiz Pastore, amigo de Claudio de Castro, cedeu seu jatinho particular para que ao menos uma parte das 487 mil doses chegasse a tempo da solenidade. O helicóptero da Polícia Civil decolou em direção ao Palácio Guanabara, levando as doses para a cerimônia. O secretário de Saúde, Carlos Alberto Chaves, abriu a caixa e conferiu o conteúdo. Com um atraso de uma hora e vinte minutos, a cerimônia pôde ser realizada. E Dona Terezinha recebeu a ansiada primeira picada às seis e vinte e dois da tarde, aos pés do Redentor.

Por Portal Eu, Rio!

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.