Os cariocas começaram a receber pelos Correios a guia de pagamento do IPTU 2021, em novo formato. O antigo carnê que costumava ser enviado para 1,6 milhão de contribuintes foi substituído. Agora, a guia em formato carta tem uma única folha, com as cores azul e branco. A mudança gerou uma série de dúvidas entre os contribuintes e até mesmo receio de golpes. Nenhuma fraude, contudo, foi constatada pela Empresa Municipal de Informática (IPLAN Rio).
Foto: Divulgação Prefeitura do Rio
Para facilitar o entendimento sobre a nova modalidade de pagamento, seguem alguns esclarecimentos:
Além disso, na última quinta-feira, dia 14 de janeiro, foi comunicado que os técnicos da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento detectaram erros nos códigos de cadastramento de débito automático de 65.309 mil, ou 3,8 %, das guias que foram impressas em dezembro, ainda durante a antiga gestão, e somente agora estão chegando agora à casa dos contribuintes.
A cota única e a primeira parcela vencem no dia 5 de fevereiro. Para quem parcelar, a segunda cota vence em 5 de março. As datas de vencimento seguintes são: 8 de abril, 7 de maio, 8 de junho, 7 de julho, 6 de agosto, 8 de setembro, 7 de outubro e 8 de novembro. Da segunda à última parcela, será preciso acessar o portal carioca.rio para emissão da guia de pagamento.
Postos de atendimento: