Foi realizada nesta terça-feira (19/01) a vacinação contra a Covid-19 nos idosos do Abrigo Cristo Redentor, no bairro de Higienópolis, na Zona Norte do Rio. As doses foram aplicadas em 206 abrigados e 256 funcionários, totalizando 462 pessoas.
O primeiro a receber a vacina foi Luiz Cândido Alves, 93 anos. Ele serviu a Marinha e anos depois passou a trabalhar na cozinha do abrigo. Seu Cândido disse que o local virou seu lar, onde passa cultiva uma horta.
- Achei que essa hora nunca fosse chegar. Estava ansioso demais. Agora vou aguardar a segunda dose. Agradeço a Deus e ao pessoal do abrigo por estar tendo essa oportunidade - comentou.
O secretário Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bruno Dauaire, acompanhou a vacinação e destacou a importância de imunizar os idosos que vivem em abrigos.
- Estou muito feliz por participar desse momento histórico. Como secretário tenho a responsabilidade de garantir que todos sejam vacinados. Esse abrigo é o que comporta mais idosos e, por esse motivo, deve e precisa ser priorizado. Estou trabalhando muito para que todos os acolhidos tenham qualidade de vida. É um dever do estado zelar por eles. Não só o Cristo Redentor mas todos os outros de nossa responsabilidade - afirmou.
A diretora do Abrigo Cristo Redentor, Lícia Mattesco, disse que a vacinação significa o início de uma esperança, pois foram dez meses de isolamento e restrições às famílias.
- Uma etapa foi vencida. Agora é aguardar a segunda dose. Aí, sim, nossos acolhidos vão poder reencontrar suas famílias e voltar às atividades que estavam realizando antes da pandemia - concluiu.