Os municípios de Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo, na Costa do Sol, vão se unir para estimular o turismo aeroviário nas três cidades, com um trabalho integrado na recepção aos turistas que desembarcam no Aeroporto Internacional de Cabo Frio. Representantes das três cidades se reuniram, nesta terça-feira, para discutir a consolidação do grupo ABC do Sol, formado pelos representantes das três cidades, Convention Bureau e Aeroporto de Cabo Frio.
O Aeroporto Internacional de Cabo Frio tem a segunda maior pista de pousos e decolagens do estado, ficando atrás apenas do Aeroporto Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro. Entre as ações a serem realizadas pelo Grupo ABC do Sol estão a elaboração de um calendário de eventos único das três cidades; criação de pacotes integrados com serviços turísticos, como mergulho, passeios náuticos, entre outros; criação da Central de Atendimento ao Turista no desembarque do aeroporto de Cabo Frio, que informará aos visitantes sobre os três destinos juntos.
-- Hoje, Cabo Frio recebe de dois a três voos diários vindos dos aeroportos Confins (BH), Santos Dumont (RJ) e Congonhas (SP) pela Azul, e voos três vezes por semana vindos de Guarulhos (SP) pela Gol. Todos estão operando com 80% de ocupação, o que surpreendeu as companhias aéreas. A Azul, por exemplo, já sinalizou com a continuidade dos serviços durante o ano todo, com três voos semanais a partir de março, vindos de Confins (BH) e Congonhas (SP)”, comentou Carlos Cunha, secretário adjunto de Turismo de Cabo Frio.
A falta de infraestrutura viária na ligação das três cidades é a maior reclamação dos turistas que visitam a Costa do Sol. O maior problema está nos bairros Gamboa e Jacaré, em Cabo Frio, passagem obrigatória pelos turistas, principalmente aqueles que chegam em voos internacionais. Há muita desordem no trânsito, questões de segurança e falta de sinalização turística.
O problema será um dos assuntos que serão discutidos nesta quinta-feira, às 15 horas, na reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Turismo da Costa do Sol (Condetur), com a participação de representantes dos 13 municípios da Costa do Sol. Na reunião virtual, será escolhida a nova diretoria do Condetur para o próximo biênio.
-- As condições das vias que interligam os três municípios são péssimas, representando um desestímulo ao turismo de qualidade. Estavam recebendo muitos paulistas que vêm mergulhar em Cabo Frio e Arraial de Cabo. A precariedade dos acessos é a maior reclamação deles – disse Roberto Saci, do Hotel Porto Veleiro, ex-secretário de Turismo de Cabo Frio.
Entre as ações a serem realizadas pelo Grupo ABC do Sol estão a elaboração de um calendário de eventos único das três cidades; criação de pacotes integrados com serviços turísticos, como mergulho, passeios náuticos, entre outros; criação da Central de Atendimento ao Turista no desembarque do aeroporto de Cabo Frio, que informará aos visitantes sobre os três destinos juntos.