Na esquina da Praia do Flamengo com a rua Silveira Martins está localizado um prédio com traços de "Art Deco", construído na década de 50 para receber os times que disputaram a Copa do Mundo no Brasil. O edifício, que foi projetado pelos imigrantes espanhóis Gumercindo José e Vitor Fernandes, recebeu muitos diplomatas, políticos e famosos, inclusive Pelé, que se hospedou no local quando marcou seu milésimo gol no Maracanã. Hoje, a estrutura do Hotel Novo Mundo, está passando por um retrofit para abrigar 413 estudantes do mundo todo, a partir de janeiro de 2020.
O prédio, que possui uma localização com vista privilegiada para o Corcovado, Cristo Redentor e Baía de Guanabara, receberá o projeto pioneiro em residência estudantil no Brasil. Na prática, um estudante aluga um quarto individual ou compartilhado e pode desfrutar de áreas de convivência com outros jovens. "Acreditamos na cultura do coliving como enriquecedor nesta fase da vida para aqueles que saem de casa para estudar. Oferecemos uma estrutura segura e confortável para agregar na nova rotina de estudos que as universidades e outros cursos superiores exigem", conta Juliano Antunes, CEO da Uliving.
Foto: Divulgação/Laís Araújo
A reforma preservará elementos originais do prédio. "Por ser um edifício histórico, optamos pelo retrofit para valorizar e manter a fachada, além de detalhes marcantes da estrutura, principalmente dos quartos. Nosso maior impacto será nas áreas comuns, onde desenhamos ambientes que proporcionarão a experiência da convivência, mas também preservarão a privacidade dos moradores", explica o arquiteto responsável pela obra, Beto Magalhães, da Beto Magalhães Arquitetura.
O profissional ainda complementa: "A Uliving já possui unidades no estado de São Paulo, mas o Rio terá uma estrutura robusta com coworking, cozinha compartilhada, sala de jogos, fitness room, churrasqueira e sala de cinema. Teremos uma novidade que irá valorizar ainda mais o local, que não existia quando ainda era um hotel: estamos construindo uma piscina no rooftop que terá uma vista especial para alguns dos pontos turísticos mais bonitos da cidade".
"Esse é um prédio icônico e muito querido pela população local. Nosso objetivo é manter viva sua essência, preservando sua memória. Por isso, iremos refletir parte da história do hotel nas paredes do empreendimento", revela o CEO.