TOPO - PRINCIPAL 1190X148

No Dia Nacional do Combate à Intolerância Religiosa, mulheres de diferentes tradições se unem

Foi realizada uma roda de conversa para compartilhar os diferentes trabalhos sociais realizados por elas em seus territórios

Por Portal Eu, Rio! em 22/01/2021 às 10:32:17

Dia Nacional do Combate à Intolerância Religiosa - Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

A Secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, e sua equipe receberam nesta quinta-feira (21/01) mulheres de diferentes tradições para abençoar os trabalhos da Secretaria e visibilizar a importância do combate à intolerância religiosa.

Participaram Niara do Sol, Indígena Fulni-ô e Kariri Xocó; Caren Vieira, da Juventude Católica; Maria Elena Barbosa Nogueira, Umbandista da Casa do Perdão e; Aurinete Trindade, Evangélica, Diaconisa e Líder de Missões. O evento contou também com a participação de Duau Puri, Indígena e Arte Educador.

Além da benção, foi realizada uma roda de conversa para compartilhar os diferentes trabalhos sociais realizados por estas mulheres em seus territórios: apoio à mulheres encarceradas e recém-libertas, aulas de reforço escolar, distribuição de sopa para pessoas em situação de rua, aula de artes para pessoas em situação de vulnerabilidade, aulas de corte e costura com foco em mães solos, entre outros.

– É no encontro das diferenças e na coletividade que podemos projetar futuros. Essas bênçãos diversas irão fortalecer nosso trabalho frente às violências que enfrentam tantas mulheres da nossa cidade e na construção de projetos que transformem essa realidade, promovendo a equidade para as gerações que virão – afirmou a Secretária, Joyce Trindade.


Mulheres de diferentes tradições se unem para abençoar a caminhada da Secretaria – Marcos de Paula/Prefeitura

No Brasil, o direito à liberdade de religião ou crença está previsto no artigo 5º, VI, da Constituição Federal. Ainda assim, 1.355 crimes que podem estar relacionados à intolerância religiosa foram registrados em 2020 no estado do Rio de Janeiro, ou seja, mais de 3 casos por dia, segundo levantamento do ISP-RJ. A injúria por preconceito é o ato de discriminar um indivíduo em razão da raça, cor, etnia, religião ou origem. Já o preconceito de raça, cor, religião, etnia e procedência nacional tem por objetivo a inferiorização de todo um grupo étnico-racial e atinge a dignidade humana. Vale salientar que esses crimes são, comumente, subnotificados.

A série histórica 2015 – 2019 do ISP-RJ mostra que 58,7% das vítimas de injúria por preconceito são mulheres.

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é celebrado anualmente, no dia 21 de janeiro, com objetivo de alertar a população para o perigo da discriminação e o preconceito religioso e dar visibilidade à luta pelo respeito a todas as religiões. A data foi instituída em 2007 pela Lei n° 11.635, em homenagem à Iyalorixá (mãe) Gilda, do terreiro Ilê Abassá de Ogum (BA), que foi vítima de intolerância religiosa no final de 1999 e em referência ao Dia Mundial da Religião

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.