TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Projeto 'Cantos da Cidade' reúne artistas locais em Anchieta

Por Alan de Jesus em 01/09/2018 às 11:10:50

Banheiro Azul é uma das bandas que tocarão no projeto (Foto: Divulgação)

Um dos primeiros pensamentos que vêm à mente quando se reflete sobre o novo cenário musical brasileiro é: onde, quando e como as novas bandas estão surgindo? Uma das respostas para essa pergunta está no projeto musical itinerante "Cantos da Cidade". O evento será lançado hoje (01), e busca reunir nomes da música autoral brasileira. Para além de um bom som, a atividade cultural também reúne pessoas que tenham um envolvimento com o território do qual fazem parte. A Proposta é ocupar espaços considerados à margem da sociedade, proporcionando democratização ao acesso a produtos culturais e visibilidade a novos talentos locais. A Lona Carlos Zéfiro, em Anchieta, na Zona Norte, foi o local escolhido para sediar a primeira edição do evento. Para o momento foram escaladas as bandas locais "Canto Cego", "Banheiro Azul" e "Banda Gente". A festa começa às 19 horas, com entrada a R$ 10 reais e os intervalos ficam com a animação do DJ Rodrigo Caê.

O "Cantos da Cidade" estava sendo gestado há alguns anos, mas só agora Roberta Dittz, Rodrigo Solidade e Magrão Kovok, resolveram tirar do papel e da abstração e dar corpo aos seus sonhos. "A ideia surgiu da nossa motivação em participar da produção cultural fluminense, interagindo com artistas, espaços e territórios", lembra o músico e produtor cultural, Rodrigo Solidade.

Para ele, os locais escolhidos para o projeto não são fixos, mas fazem parte de uma fuga das estruturas convencionais, como casas de shows: "queremos sair um pouco do eixo Centro/Zona Sul que já detém boa parte da produção cultural do Grande Rio e ocupar a Zona Norte, Baixada Fluminense e Zona Oeste", afirma. A proposta é fomentar novas ações no próprio território, criando um processo identitário. Para que isso aconteça é preciso iniciativas que oportunizem ações culturais em lugares não tão conhecidos. É justamente isso que o "Cantos da Cidade" faz, pois como diz Rodrigo: "é preciso ocupar!"

A seleção das bandas não tem critérios pré-estabelecido, mas dá preferência a grupos que nasceram e se desenvolveram nos bairros ou territórios onde o projeto irá se apresentar. A banda "Banheiro Azul" e a "Banda Gente", vêm de Mesquita, por exemplo; já a "Canto Cego", nasceu na Zona Norte. Cada banda terá entre 45 e 50 minutos de show com intervalos de 20 minutos para troca de palco.

BANDAS: QUEM SÃO?

A banda "Canto Cego" mistura rock com a delicadeza da poesia, um casamento de sucesso. Ao vivo, o trio formado por Roberta Dittz (Vocal), Magrão Kovok (Baixo) e Rodrigo Solidade (Guitarra) surpreende pela energia de sua performance e pelos múltiplos universos criados em cada música. Em seu currículo o grupo coleciona os prêmios: 1º lugar do Festival da Nova Música Brasileira (2012) e 1º lugar do Planeta Rock (2014). Já se apresentaram no Circo Voador, Teatro Rival e Imperator, ao lado de bandas como Detonautas, Biquini Cavadão, Ira, Fresno e Ultraje a Rigor. Em julho de 2015, foram convidados para o Montreux Jazz Festival, na Suíça. Ano passado, passaram por várias cidades do país entre elas: São Paulo, Salvador, Recife, João Pessoa e Fortaleza.

Já a "Banda Gente" nasceu na Baixada Fluminense com uma forte miscigenação musical, indo do samba ao funk, passeando pelos ritmos nordestinos, ou seja, um Rock"n Roll que só eles sabem fazer. Dividem o palco a voz marcante de Iolly Amancio, as guitarras de Wallace Cruz e Nico Souza, a bateria de Clara Santos, o baixo de Jonathan Panta e a percussão de Adonis Lima. O disco "#SomostodosSilvas", lançado no fim do ano passado, faz uma homenagem ao sobrenome mais popular do Brasil e carrega o orgulho da negritude. Suas composições mostram a luta que se enfrenta no trem da rotina e a anti-banalização da violência contínua.


Banda Gente também estará na Lona Carlos Zéfiro (Divulgação)

Encerrando as apresentações, a banda "banheiro azul" chega para balançar a cidade de Mesquita. Felipe "Macarrão" e Rafael Azevedo se uniram em 2014 a partir de referências do Rock dos anos 1960-1980. Formada, também, por PH Rodrigues (guitarra), Marcelo Nascimento (Baixo) e Maicon Martins (Bateria), o grupo lançou em 2016 o CD "Estatuto Sonhos". Em 2018 um novo clipe da faixa "Estatuto dos Sonhos" foi lançado. Os repertórios são essencialmente autorais, mas os shows têm releituras de clássicos da música brasileira, como Zé do Caroço e Admirável Gado Novo (Canto Cego) e Carcará (Banda Gente). Além disso o público poderá conhecer os singles "Sublime" e "Nuvem Negra" (Canto Cego), "Cólera" e "Viga Humana" (Banda Gente), "Estatuto dos Sonhos" e "Eu e Você" (Banheiro Azul).

Serviço
Cantos da Cidade

Local: Lona Cultural Carlos Zéfiro

Endereço: Estrada Marechal Alencastro, 4113 - Anchieta, Rio de Janeiro

Data: 1 de setembro (Sábado)

Horário: 19h às 22h30

Ingressos: R$ 10,00 (meia-entrada para todos)

Classificação: Livre

Capacidade: 320 lugares

Informações:

Telefone: 2148-0813 - E-mail: [email protected]

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.