Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Condições de vulnerabilidade

Dia da Visibilidade Trans: reflexões, respeito e inclusão social

Data foi criada em 2004 objetivando promover reflexões e estimular o desenvolvimento de políticas para este público


Foto: Divulgação
No Brasil, comemora-se hoje (29) o Dia da Visibilidade Trans. Esta data foi criada em 2004 com o intuito de promover reflexões e estimular o desenvolvimento de políticas públicas que garantam o respeito à população trans, que, em sua maioria, se encontra em condições de vulnerabilidade, além da promoção de sua inclusão social, com garantia de todos seus direitos, incluindo acesso a educação, saúde e trabalho.

Dentre as etapas da transição de gênero, processo pelo qual a grande maioria das pessoas trans deseja passar, existe a hormonização cruzada, que permite que o corpo da pessoa trans se alinhe com seu gênero de identificação. A especialidade médica mais capacitada para conduzir este tratamento com segurança e eficácia é a endocrinologia. Através deste tipo de atendimento especializado, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) colabora para que a pessoa trans passe a ter mais oportunidades e inclusão social.

Neste ano, o Dia da Visibilidade Trans será marcado pela entidade com uma campanha que visa sensibilizar os associados para o cuidado da saúde da pessoa trans, através de depoimentos gravados em vídeo por especialistas da SBEM de todo o Brasil. De forma breve e sucinta, serão apresentados, através de cinco cards, conceitos básicos sobre identidade de gênero, números de prevalência de diversidade de gênero, dados de transfobia e sobre a hormonização propriamente dita.

Participarão da ação os seguintes especialistas: Bruno Ferraz de Souza (representando a CT-DEI); Karen de Marca (membro da CT-DEI que liderou este projeto); Amanda Athayde (RJ); Elaine Frade (SP); Emerson Cestari (PR); Flávia Cunha (PA); Luciana Oliveira (BA); Marcio Ditz (DF) e Poli Mara Spritzer (RS).
Visibilidade trans dia SBEM Inclusão social

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!