A Petrobras fechou 2020 com recordes de produção. Foram alcançadas as marcas de dois milhões duzentos e oitenta mil barris diários de petróleo e gás natural. Também a extração de óleo superou todos os resultados anteriores, ao atingir 2 milhões e 840 mil barris/dia. O resultado é o maior obtido em cinco anos. Mesmo em um cenário internacional adverso, provocado pela pandemia de Covid-19, a empresa encerrou o ano com recorde também de exportações. Em abril, por exemplo, no ápice da crise sanitária, as vendas externas alcançaram um milhão de barris por dia.
Para o bom desempenho, a estatal destaca a mudança no perfil da produção. Os campos do pré-sal fecharam o ano respondendo por 66 por cento da produção. Em 2015, essa participação era de 24 por cento. De acordo com a prévia operacional, divulgada pela companhia nesta quarta-feira, no quarto trimestre de 2020 foram assinadas as vendas de 27 campos de terra e águas rasa, nas Bacias do Recôncavo e de Sergipe-Alagoas. Um número menor de intervenções em relação ao previsto para combate à corrosão nos dutos submarinos de injeção de gás, por meio do desenvolvimento de novas ferramentas e tecnologias de inspeção, também ajudou no melhor desempenho da Petrobras.
Seguindo a tendência de alta em 2020, a produção de derivados cresceu aproximadamente três por cento. O diesel S-10, com baixo teor de enxofre, tem alcançado recordes desde julho. Com as adaptações implementadas pela companhia para ampliar a oferta desse produto em substituição ao S-500, com objetivo de lançar produtos mais limpos para a preservação do meio ambiente, a produção total do S-10 atingiu patamar de 121 milhões de barris.
No quarto trimestre de 2020, a geração de energia aumentou aproximadamente 315 por cento em relação ao trimestre anterior. Esse aumento, segundo a Petrobras, foi reflexo da escassez de chuvas, o que gerou aumento na demanda por gás natural, em substituição à geração de energia hidrelétrica.
Ouça no podcast do Eu, Rio! (eurio.com.br) a reportagem da RadioAgência Nacional sobre o recorde de produção de óleo e gás natural pela Petrobras em 2020.
Fonte: RadioAgência Nacional