TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Cordão do Boitatá comemora 25 anos em live no domingo de carnaval

Com a pandemia, este ano o Cordão do Boitatá deixa a praça XV para embalar a internet com marchinhas tradicionais

Por Portal Eu, Rio! em 06/02/2021 às 05:54:07

Cordão do Boitatá faz apresentação segura na Internet. Foto: Wikipedia

Criado por estudantes e músicos, o Cordão do Boitatá, grupo que há 25 anos anima o carnaval carioca na Praça XV, desta vez fará a sua apresentação em tempos de pandemia no YouTube, no domingo, dia 14, com uma ‘live’ no Teatro Riachuelo.

A pandemia de Covid-19 fechou o acesso aos locais originais de apresentação do grupo. Um decreto da prefeitura do Rio de Janeiro proibe apresentações de blocos ou afins durante os dias em que seria festejado o carnaval 2021. Porém, o grupo estará na internet no domingo de Carnaval, a partir das 15 h.

A orquestra de rua do Boitatá reúne 70 músicos de sopro profissionais e 40 músicos de percussão provenientes de escolas de samba como a Vila Isabel, Mocidade Independente de Padre Miguel, Império Serrano e adolescentes do Morro da Serrinha – integrantes do projeto Mulecada, coordenado pela bateria do Boitatá, com mestre Quininho da Serrinha.

O grupo receberá convidados especiais como Rita Benneditto, Mariana Baltar, Moyseis Marques, Alcinéia Martins, Marina Íris, Jongo da Serrinha, Edu Neves, Josimar Carneiro, e algumas participações virtuais surpresas em exibição grátis no YouTube.

O projeto foi contemplado pelo edital “Retomada Cultural RJ", lançado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020 - Lei Aldir Blanc.

A live é 100% grátis em https://www.youtube.com/TeatroRiachueloRio. Estará disponível QR-Code para doação destinada aos mais de 80 músicos da orquestra de rua que este ano não poderão tocar no Carnaval.

Um dos fundadores do Cordão do Boitatá, Kiko Horta ressalta:

“Não há motivos para comemorações diante de tantas perdas e descaso do governo, porém acreditamos na força transformadora do Carnaval, na sua importância simbólica, e na necessidade de afirmarmos a vida através da música. Pensando nisso, o grupo se mobilizou para que esta mensagem de música e alegria chegue até as pessoas de forma segura em suas casas”.

O Baile Multicultural da live será incrementado com as tradicionais marchinhas e a música de grandes mestres e composições contemporâneas. Chico Buarque, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Dominguinhos, Dona Ivone Lara, Arlindo Cruz, Hermeto Pascoal, Capiba, Pixinguinha, Tom Jobim, sambas consagrados das escolas de Samba além de alguns autores internacionais como Fela Kuti estão presentes nessa grande festa da música.

O Cordão do Boitatá chega ao Teatro Riachuelo formado por Kiko Horta (Sanfona e voz), Thiago Queiroz (Sax Barítono e Alto), Cristiane Cotrim (Cavaquinho e voz), Luiz Flávio Alcofra (Violão), Alexandre Maionese (Flauta e Flautim), Daniela Spielman (Sax Soprano e Tenor), Maico Lopes (Trompete), Everson Moraes (Trombone), Bruno Aguilar (Baixo), a percussão rufa através dos mestres Paulino Dias, Mangueirinha, Quininho da Serrinha, Pedro Ivo e Rodrigo Scofield.


Formação da Orquestra de Palco:

1- Kiko Horta (Sanfona e voz)

2- Thiago Queiroz (Sax Barítono e Alto)

3- Cristiane Cotrim (Cavaquinho e voz)

4- Luiz Flávio Alcofra (Violão)

5- Alexandre Maionese (Flauta e Flautim)

6- Daniela Spielman (Sax Soprano e Tenor)

7- Maico Lopes (Trompete)

8- Everson Moraes (Trombone)

9- Paulino Dias (Percussão)

10- Mangueirinha (Percussão)

11- Quininho da Serrinha (Percussão)

12- Rodrigo Scofield (Bateria)

13 – Bruno Aguilar (Baixo)

14- Pedro Ivo (percussão)

Participação Especial: Mariana Baltar

Serviço: Live do Cordão do Boitatá – 25 anos

Dia 14 de fevereiro às 15 h

Transmissão ao vivo do Teatro Riachuelo

YouTube


POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.