TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

UFRJ é primeira brasileira em ranking mundial de pesquisa

Levantamento espanhol Webometrics mede influência de artigos e pesquisadores de cada instituição para a produção científica

Por Portal Eu, Rio! em 09/02/2021 às 15:58:16

UFRJ saltou 72 posições em um ano, ultrapassando a USP e se tornando a primeira entre as brasileiras pelo Webometrics Foto Ascom UFRJ

O Webometrics Ranking of World Universities classificou a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como a única representante do país entre as 250 melhores universidades do mundo, posicionando-a em primeiro lugar no Brasil e em segundo na América Latina. A UFRJ registrou evolução pelo salto de 72 posições no intervalo de um ano no ranking mundial, já que, em janeiro de 2020, ocupava a 275ª posição no estudo firmado pelo Webometrics e agora, em janeiro de 2021, pulou para o 203º lugar. Com o resultado, a UFRJ ficou à frente de instituições como a Universidade Sorbonne (França), a Universidade de Coimbra (Portugal) e a Universidade de Manchester (Inglaterra).

“A UFRJ se mantém na liderança nacional devido ao esforço conjunto de seu corpo social, que tem enfrentado enormes desafios com muita perspicácia e comprometimento. Somos uma instituição que permanece atendendo aos interesses do Estado e da sociedade brasileira, apesar das dificuldades orçamentárias e de infraestrutura física. Nosso capital humano vem conseguindo se impor mesmo com a pandemia. Somos um dos orgulhos da nossa nação. Certamente, com mais investimento poderíamos estar em posição ainda melhor entre os líderes mundiais, projetando o Brasil positivamente”, afirma a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho.

O Webometrics Ranking of World Universities é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa pertencente ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), o maior órgão público de pesquisa da Espanha. Criado em 2004 e com presença em mais de 200 países, o estudo avalia cerca de 31 mil instituições de ensino superior no mundo. Segundo a organização da pesquisa, não se trata de um ranking de sites, mas de um ranking das instituições, usando indicadores webométricos e bibliométricos. Seu principal objetivo é incentivar as universidades a darem acesso aberto ao conhecimento gerado pela universidade.

Para isso, considera três indicadores:

1 - visibilidade (impacto do conteúdo na internet): peso 50%, com dados das bases Ahref/Majestic;

2 - excelência (principais artigos citados): peso 40%, com dados da base Scimago;

3 - transparência ou abertura (principais pesquisadores citados): peso 10%, com dados da base Google Scholar.

A pesquisa pode ser acessada na íntegra no endereço www.webometrics.info


Veja as cinco melhores universidades na América Latina:


Posição Universidade Posição mundial

1ª Universidade Nacional Autônoma do México 113ª

2ª Universidade Federal do Rio de Janeiro 203ª

3ª Universidade Estadual Paulista 254ª

4ª Universidade do Chile 263ª

5ª Universidade de São Paulo 312ª


Veja as cinco melhores universidades no Brasil:


Posição Universidade Posição mundial

1ª Universidade Federal do Rio de Janeiro 203ª

2ª Universidade Estadual Paulista 254ª

3ª Universidade de São Paulo 312ª

4ª Universidade Federal de Minas Gerais 330ª

5ª Universidade Federal de Santa Catarina 352ª


Mais antiga do País, instituição carioca está no topo em produção acadêmica

Pública, centenária e respeitada internacionalmente, a UFRJ é a primeira universidade criada pelo Governo Federal, em 1920. Mas algumas unidades já estavam em funcionamento, como a Escola Politécnica, fundada em 1792, que é considerada a sétima escola de Engenharia mais antiga do mundo e a primeira das Américas. No início chamada de Universidade do Rio de Janeiro, depois de Universidade do Brasil,a UFRJ reuniu a Escola Politécnica, a Faculdade Nacional de Medicina, criada 1808, e a Faculdade Nacional de Direito, criada em 1891.

Presença registrada nas dez melhores posições de diversos rankings acadêmicos na América Latina, a UFRJ conta, hoje, com 176 cursos de graduação e 232 cursos de mestrado e doutorado. Segundo o Ranking Universitário Folha 2019, a UFRJ é a universidade mais inovadora do país, o que se deve também à sua pluralidade: tem mais de 4 mil docentes, 65 mil estudantes, 3 mil servidores que atuam em hospitais e 5 mil técnicos-administrativos.

A UFRJ tem estrutura similar à de um município de médio porte, compatível com o seu grau de relevância estratégica para o desenvolvimento do país. Formou uma sucessão de ex-alunos notáveis, como o indicado ao Prêmio Nobel da Paz, Osvaldo Aranha; os escritores Jorge Amado e Clarice Lispector; o arquiteto Oscar Niemeyer; os médicos Oswaldo Cruz e Carlos Chagas; a jornalista Fátima Bernardes; e o matemático Artur Ávila, primeiro latino-americano a receber a Medalha Fields, honraria considerada equivalente ao Prêmio Nobel concedida a matemáticos de até 40 anos de idade.

Quarta instituição que mais produz ciência no Brasil, a UFRJ possui dois campi fora da capital fluminense: um em Macaé e outro em Duque de Caxias. Com projetos de ponta nas áreas científica e cultural, a antiga Universidade do Brasil tem sob seu escopo 9 hospitais e institutos de atenção à saúde, 13 museus, 1.456 laboratórios, 1.863 projetos de extensão, 14 prédios tombados, 45 bibliotecas e um Parque Tecnológico de 350 mil metros quadrados, com startups e empresas de protagonismos nacional e internacional.

Fonte: Universidade Federal do Rio de Janeiro

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.