A fim promover a conscientização e o acesso a informações confiáveis sobre a importância da vacinação contra o COVID-19, o SAS Brasil, entidade sem fins lucrativos referência em levar atendimento médico e psicológico gratuito às populações em situação de vulnerabilidade, produziu uma série de vídeos que traz especialistas esclarecendo as principais dúvidas envolvendo a imunização contra o coronavírus. Serão quatro episódios que estarão disponíveis no canal do Youtube da instituição.
Essa é uma ação que vai além da vacina. O SAS Brasil também disponibiliza vídeos com dicas de profissionais de outras especialidades, como ginecologia, pediatria, oftalmologia e odontologia. A iniciativa parte do teleatendimento que a organização já realiza, como parte do fluxo de atendimento ao paciente. “O propósito com os vídeos é que a gente utilize o espaço pós consulta e a relação com nossos pacientes para também educá-los sobre diversos temas relacionados à saúde deles”, explica Adriana Mallet, cofundadora e médica do SAS Brasil.
O que motivou a ação foi a preocupação com a falta de conhecimento de parte da população sobre saúde pública e a necessidade de imunização para conter os avanços do vírus. Com a viabilização da vacinação contra o COVID-19 no país, a discussão sobre a eficácia das vacinas se tornou recorrente entre os brasileiros. Porém, pesquisa do DataFolha revelou que 22% da população não pretendia se vacinar.
“Mais do que nunca, ensinar a população sobre os mitos e verdades a respeito das vacinas que chegam como forma de prevenção ao coronavírus é essencial. É nosso papel como instituição do terceiro setor que tem o propósito de levar acesso à saúde para todos, e também educar a população. Dessa forma, contribuímos direta e indiretamente para nosso principal objetivo, que é tornar o Brasil referência em saúde de qualidade”, pontua Adriana.
“Por que as vacinas são importantes?”, “O que significa a taxa de eficácia de uma vacina?”, “Já tive covid-19. Preciso me vacinar?” e “Tenho medo de que a vacina contra covid cause reações. E agora?”, são alguns dos assuntos discutidos nos episódios que contam com participação de especialistas que atuam como voluntários nas ações do SAS Brasil pelo país.
A entidade se destacou em 2020 ao levar telemedicina, por meio de cabines proprietárias, a regiões de vulnerabilidade, como a Comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, e a regiões ao redor do Rally dos Sertões - como Cavalcante, em Goiás, que conta com o menor IDH do estado. Foram 600 profissionais envolvidos em ações voluntárias, 43 mil pessoas impactadas e mais de 24 mil teleatendimentos gratuitos realizados durante o ano.