TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Curso online sobre jornalismo infantojuvenil está com inscrições abertas

Formação visa destacar a importância de jovens terem acesso à informação

Por Portal Eu, Rio! em 22/02/2021 às 09:00:00

Foto: Divulgação

O jornal Joca, em parceria com a ESPM, oferece nos próximos dias 17, 18 e 23 de março o curso online "Jornalismo Infantojuvenil: História, Importância e Caminhos". O objetivo do curso é apresentar a importância do jornalismo para crianças e jovens no Brasil e no mundo, trazendo experiências nacionais e internacionais sobre este tema tão importante na formação dos cidadãos desde a infância.

As aulas serão ministradas pela editora-chefe do jornal Joca, Maria Carolina Cristianini, que tem mais de 12 anos trabalhando com jornalismo para crianças e jovens. Esta é a segunda edição do curso idealizado pelo Joca, primeiro e principal jornal impresso voltado ao público infantojuvenil do Brasil.

O curso foi desenvolvido para destacar a importância de crianças e jovens estarem em contato com as notícias da atualidade desde a infância, combatendo as fake news por meio da educação midiática, fomentando o desenvolvimento crítico e ajudando na formação desses cidadãos.

A intenção do curso é fazer com que jornalistas, recém-formados ou estudantes de jornalismo, profissionais de comunicação em geral e pessoas que tenham interesse em saber mais sobre o assunto possam entender a história, a relevância e os modos de fazer do jornalismo para crianças e jovens.

Conteúdo do curso

As aulas serão divididas em três dias, com atividades realizadas na quarta (17) e quinta-feira (18), das 20 horas às 21h30, e na semana seguinte, também na terça-feira (23), das 20 às 22 horas. Os temas abordados nas aulas serão:

* História e caminho do jornalismo para crianças e jovens

* O atual mercado de jornalismo para crianças e jovens

* Técnicas e recursos

* Convite a exercício prático para análise posterior da professora

* Análise do exercício para cinco alunos que se dispuserem a dividir sua produção com a turma

* Análise de cases

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de março, no site da ESPM.

Serviço

Tema do curso: Jornalismo Infantojuvenil: História, Importância e Caminhos.

Formato: Online, com aulas ao vivo, por webconferência.

Realização: jornal Joca e ESPM.

Data: 17, 18 e 23 de março.

Carga horária: 5 horas

Preço: R$ 349,00 ou em 10x de R$ 34,90* (alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação da ESPM têm 20% de desconto; alunos e ex-alunos de cursos de Educação Continuada da ESPM têm 5% de desconto)

Inscrições: Até dia 15 de março, pelo site http://bit.ly/CursoJornalJocaESPM

Sobre o jornal Joca

O Joca é um jornal produzido especialmente para o público infantojuvenil. Fundado em novembro de 2011, por Stéphanie Habrich, em São Paulo, é o principal veículo brasileiro no setor, trazendo notícias de atualidades para crianças e adolescentes.

Desenvolvido pela editora Magia de Ler, o jornal Joca foi criado com o objetivo de fornecer conteúdos de qualidade, com linguagem adaptada e contextualizada, para informar e ensinar crianças e jovens, desenvolvendo o senso crítico, por meio do jornalismo imparcial.

Com quase 10 anos de existência, o jornal Joca tem entre seus princípios a formação de cidadãos ativos na sociedade, além de trabalhar a Educação Midiática, levando informação de qualidade e o debate sobre o que acontece no mundo para o público infantojuvenil – em suas casas, nas escolas públicas e particulares em todas as regiões do Brasil

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.