Há três anos, o movimento Beleza Pura Hype50+ promove pesquisa, relacionamento e eventos para entender, divulgar e destacar a beleza da mulher madura. O evento lança os principais temas e assuntos envolvendo beleza, que são selecionados pelas mulheres com idade a partir de 50 anos. E o grande destaque de 2021 será a Beleza Inclusiva.
A MV Marketing, agência de marketing digital especializada no público prateado, realizou uma pesquisa, em janeiro deste ano, com mais de 80 participantes do movimento, a qual concluiu que este será o tema central da edição 2021. A mesma pesquisa ainda apontou que os assuntos escolhidos pelas maduras estão alinhados com as principais tendências mundiais para os próximos 12 meses. Saiba quais são eles:
1. Alimentação saudável
2. Beleza natural
3. Terapias para equilíbrio emocional, autoestima e autocuidado
4. Cuidados com a pele e com o cabelo
5. Cosméticos para pele madura
“O autocuidado, que envolve corpo, mente e autoestima, está relacionado com a alimentação e a adoção de hábitos mais saudáveis, com produtos naturais e sustentáveis. A Beleza Inclusiva é uma tendência observada entre as prateadas e as novas gerações”, explica Bete Marin, Sócia e Cofundadora da MV Marketing, líder do Beleza Pura e Cofundadora do Hype50+.
Ao fazer uma comparação geracional, nota-se que as mulheres de todas as idades têm demonstrado cada vez mais que a indústria da beleza deve e pode fazer melhor em termos de diversidade, inclusão intersetorial e intergeracional. “A busca pela representatividade e autenticidade, que vem sendo utilizada pela indústria de marketing, agora precisa ser mais inclusiva e deixar de ignorar as mulheres maduras”, enfatiza Bete.
Apenas no Brasil são mais de 29 milhões de mulheres com mais de 50 anos. Essa geração de brasileiras é formada por baby boomers – nascidas entre 1946 e 1964 – que têm entre 57 e 75 anos. Agentes de grandes transformações econômicas e sociais no mundo, as maduras são ativas: 9 em cada 10 brasileiras com mais de 55 anos têm renda própria, ganham mais do que a média da população e gastam mais com elas mesmas. Para 83%, a beleza é importante; 80% consomem cosméticos; e 90% não se sentem representadas na comunicação das marcas de cosméticos. Além de figurarem entre as principais consumidoras no país, protagonizando um movimento que tem conferido um novo significado ao envelhecer.
O evento Beleza Pura 2021
A proposta de criar um evento para celebrar a beleza das mulheres maduras é uma resposta a uma sociedade que precisa enxergar o potencial dessas brasileiras. No último ano, os resultados indicaram que a iniciativa foi muito assertiva.
Para 2021, a consultoria Hype50+ realizará uma nova versão do Beleza Pura. Tradicionalmente presencial, este ano será no formato híbrido, com conteúdos durante todos os meses, através das plataformas digitais da Unibes Cultural e do Beleza Pura.
O evento acontecerá entre 7 e 10 de março, mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Nos formatos de workshops, oficinas, reality shows, palestras e exposições, serão abordados temas como alimentação saudável, beleza natural, terapias para equilíbrio emocional, autoestima e autocuidado, cuidados com a pele e com o cabelo e cosméticos para pele madura.
“O Beleza Pura é um projeto amplo, uma fonte de inspiração para as mulheres maduras e para as marcas que querem, genuinamente, dialogar com elas. O propósito é engajar profissionais do mundo da beleza a ensinarem e a aprenderem com essa consumidora. A MV Marketing, por sua vez, tem investido em produzir conteúdo relevante sobre essa mulher e criar formas de combater a invisibilidade – que é uma queixa permanente delas. Essa é a visão que permeia o evento e todas as ações que envolvem a iniciativa”, detalha Bete Marin.
A curadoria do evento Beleza Pura reúne profissionais de diversas faixas etárias em diferentes áreas: indústria da beleza e da moda, terapeutas, nutrólogas, psicólogas e demais especialistas e empreendedoras que atuam com beleza feminina e mercado de consumidores 50+. O público-alvo são as homenageadas: mulheres formadoras de opinião e influenciadoras digitais com mais de 50 anos, além de profissionais de indústrias e serviços interessadas na temática.