Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Cariocão 2021 - Nova Iguaçu

Nova Iguaçu será adversário do Flamengo na estreia do Campeonato Carioca

Orgulho da Baixada faturou Preliminar e está de volta à elite após três anos


Zagueiro Gilberto marcou nos acréscimos o gol de empate contra a Cabofriense, que colocou o Nova Iguaçu de volta à elite do Cariocão. Foto: Vitor Melo/Nova Iguaçu

Nos dias 3 e 4 de março teremos a primeira rodada do Campeonato Carioca 2021. Mas a partida entre Flamengo e Nova Iguaçu foi antecipada para esta terça-feira (2), marcando a abertura da competição com o atual campeão enfrentando o vencedor da Preliminar que promoveu um clube à elite do futebol estadual no Rio de Janeiro.

Este primeiro confronto será no Maracanã. O time mandante acaba de conquistar o octacampeonato do Brasileirão e possui a maior torcida do Brasil. Mas nós vamos conhecer melhor, a partir de hoje, o visitante. O Nova Iguaçu será o primeiro da série de oito times de menor investimento que o Portal, Eu, Rio! trará para os internautas.

Geralmente, eles chegam no início do campeonato mais focados e melhores preparados do que os chamados times grandes, porque iniciam a pré-temporada com antecedência. Este é um fator de equilíbrio nas primeiras rodadas. Porém, com a pandemia, a temporada 2020 terminou apenas em fevereiro de 2021. Os titulares rubro-negros irão descansar por duas semana e o Nova Iguaçu ainda nem sabe exatamente qual time terá de enfrentar.

Volta à elite do Cariocão após três anos

Depois de lidar com a queda no ano passado, o Nova Iguaçu encarou a extinta Série B1, foi campeão, e passou para a fase preliminar, com mais cinco outros clubes – América, Americano, Cabofriense, Friburguense e Sampaio Corrêa.

Alcançou 23 pontos de 30 possíveis, mantendo a invencibilidade dentro de casa, no Estádio Jânio Moraes, conhecido como Laranjão. Mas só garantiu o acesso a principal competição na última rodada, empatando com a Cabofriense, já nos acréscimos, com gol de cabeça de Gilberto.

O empate em 1 a 1 garantiu a tão desejada vaga na Taça Guanabara, que o time irá disputar sob o comando do técnico Carlos Vitor, que completou 28 anos de casa, enfrentando justamente o atual campeão na estreia do campeonato.


Gilberto comemora o gol que levou o Nova Iguaçu À elite do futebol carioca. Foto: Vitor Melo/Nova Iguaçu

“Agora é ter sabedoria, entender a competição. A gente sabe da importância que é para o Nova Iguaçu se manter na primeira divisão do Carioca. Seremos muito estratégicos com relação a isso, para que a gente dê continuidade ao nosso trabalho, sem perder nossa identidade, humildade, alma. Vamos buscar fazer um Carioca digno daquilo que sabemos que somos capazes”, disse o treinador.

Outro que prega a humildade como fator importante no desejo de manutenção na série A do estadual é o capitão Raphael Neuhaus, atleta de 29 anos que iniciou no Audax e vai para segunda temporada no "Orgulho da Baixada".

“Acho que fomos premiados neste trabalho de oito meses, que vem com um resultado incontestável de campeão da série B e da Seletiva. Sabemos aonde podemos ir, nossos defeitos e qualidades. Sabemos que nossa humildade nos trouxe até aqui. Temos que continuar fazer o que tem dado certo para permanecer na série A em 2022”, afirma o zagueiro.

Zinho foi um dos idealizadores do Nova Iguaçu

À princípio, o clube surgiu da iniciativa de 25 profissionais liberais, um deles o presidente Jânio Moraes, que está à frente do Nova Iguaçu desde a sua fundação. Tem um estádio próprio, com capacidade para 4.700 pessoas, que oficialmente leva o nome do mandatário, mas todos conhecem como "Laranjão".

Aliás, a cor laranja é uma homenagem à cidade, que foi uma das maiores exportadoras da fruta na década de 30. Ela está no uniforme, sendo motivo dos apelidos "Carrossel da Baixada" e "Laranja Mecânica da Baixada", em alusão à seleção holandesa.

O ex-jogador e atual comentarista Zinho foi um dos idealizadores do Nova Iguaçu e Zico participou da cessão do terreno de 135 mil metros quadrados para construção do Centro de Treinamento, na época em que foi secretário de Esportes no governo Collor.

O "Orgulho da Baixada" estreou no futebol profissional em 1994, jogando pela série B do Campeonato Estadual. Mas só chegou à elite em 2006, onde permaneceu por dois anos.

Em 2013 competiu pela primeira vez no Campeonato Brasileiro, série D, por ter vencido a Copa Rio em 2012.

São 30 anos de história, com participação em 11 temporadas do Campeonato Carioca e 11 títulos.

Primeiro clube do Rio com Certificado de Clube Formador

Em 2013, o Nova Iguaçu se tornou a primeira instituição esportiva do Rio de Janeiro a obter o Certificado de Clube Formador, cumprindo todas as exigências da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O documento, além de atestar o bom trabalho feito na base, garante participação em eventuais negociações de atletas ou indenizações em caso do jogador, com mínimo de 14 anos, assinar com outro clube.


Nova Iguaçu Cariocão campeonato Flamengo Maracanã Baixada Laranja

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!