Começou nesta terça-feira (2) um evento cultural já tradicional no mundo gospel, que acontece anualmente no Rio de Janeiro: o Festival Internacional de Cinema Cristão. Devido ao momento de pandemia e obedecendo todos os protocolos de saúde contra o Convid-19, a VIII edição do FICC será 100% online e gratuita.
Além da exibição dos filmes, o evento trará 15 palestras com importantes nomes da produção audiovisual e da comunicação, com duração até sexta-feira (5).
As palestras trazem temas atuais que irão conectar os participantes a um novo olhar e oportunidades.
Outra novidade é a abertura da categoria de Inclusão Social, tanto para diretores, quanto para pessoas com deficiências visuais e auditivas.
Estarão disponíveis filmes com audiodescrição e língua de sinais. E o vento terá pela primeira vez interprete de Libras, para ampliar a participação do público.
Nessa edição, foram inscritos mais de 340 obras, entre Longas, Média, Curtas, Séries, Animações, Games, que estarão concorrendo a premiações.
Ao todo são 25 categorias e os participantes passaram pelo crivo da curadoria e da comissão julgadora.
O FICC é realizado pela Agenda Cultural Brasil – Bauer Brendler Produções e Promoções Artísticas. Este amo com Patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.O projeto recebeu a nota 98,17 na classificação.
O FICC é chancelado pelo SELO IEVA e trás histórias positivas, edificantes e de superação.A premiação envolve as tão sonhadas estatuetas para os vencedores de cada categoria. Assemelhando-sea maior festa do cinema mundial, a entrega do Oscar.
Para participar, basta acessar o site festivaldecinemaficc.com e ainda concorrer a prêmios
Programação:
DIA 03.03
10:00 h – Abertura com os apresentadores André Segatti e Aurora Bello.
10:10 h – Cuidados com contratos e contabilidade de uma produtora – Filipe Freitas, advogado direito autoral e contratos e Paulo Thiago da Silva, contador da SEJE, Assessoria Contábil.
10:50 h – Games e sua relação com o cinema – Cleber Tavares, analista de sistemas, especialista em Jogos Digitais.
11:30 h – Exibição do filme: Cromossomo 21
13:30 h – Como foi produzido o filme Cromossomo 21 – Alex Duarte, diretor e roteirista.
14:00 h – Film Commission e o Mercado audiovisual pós-pandemia – Tatiana D’Angello, comunicadora e especialista em Film Commission.
14:40 h – Roteiro – Caminhe primeiro alguns quilômetros descalço – Moises Menezes, escritor e diretor de cinema – Polônia.
DIA 04.03
10:00 h – Abertura com os apresentadores André Segatti e Aurora Bello.
10:10 h – ICMS, editais e captação de recursos – Patrícia Castro, gestora cultural e consultora na área de Fomento a Cultura.
10:50 h – Mercado do Cinema no COVID-19, com perspectiva internacional – Rafaela Rocha e Ligia Osorio – Fundadoras da Light Up Films – EUA.
11:30 h – Exibição do filme Declínio, entre outros.
13:30 h – Acessibilidade – Patricia Saiago, audiodescritora, atriz, dubladora, cofundadora da Zênite Studios-empresa especializada em acessibilidade.
14:00 h – A importância do Compliance Cultural para a ressignificação da cultura e sua imagem na sociedade brasileira – Flávia Faria Lima, especialista em Compliance e Leis de Incentivo, gestora e auditora cultural.
14:40 h – O poder dos efeitos visuais para a dramaturgia – Marcelo Galvão, roteirista, produtor e diretor cinematográfico brasileiro – EUA.
DIA 05.03
14:00 h – Cerimônia de Premiação – Entrega de Prêmios
Esse ano a Cerimônia de Premiação será apresentada pelo ator e diretor André Segatti e pela jornalista e apresentadora, Aurora Bello. E como medida especial de prevenção, todos os premiados receberão as estatuetas e premiações em casa.