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A Cia Etc e Tal apresenta, neste mês de março, espetáculos na rua e pela internet com estreia de "Onipotência do Sonho", no Boulevard Olímpico
O projeto “Arte na Rua, em casa e Etc e Tal” foi contemplado com o Prêmio Retomada Cultural, em que a atividade artística se faz importante neste período em que a saúde é o bem mais precioso. Através de ações on line e presenciais durante todo o mês de março, a longeva e premiada Cia. Etc e Tal fará uma ampla ocupação.
Foto: Divulgação
A grande atração do projeto será a temporada de estreia no Rio de Janeiro do espetáculo performático "Onipotência do Sonho", em que o grupo fará do Boulevard Olímpico (Centro) um palco à céu aberto com inspiração no surrealismo de Salvador Dali, nos personagens sem face de Magritte, e nos textos de André Breton, Aragon e Artaud. Serão apresentações aos sábados e domingos de março, às 17h30. "Onipotência do Sonho" também terá a versão on line, aproveitando as apresentações aos domingos, ao vivo, diretamente do Instagram da Cia (@cia_etcetal).
Em tempo: as apresentações de "Onipotência do Sonho", embora tenham sido concebidas antes da pandemia, têm na característica primordial de suas performances o uso de máscaras e distanciamento social em todos os atuantes. Muito desse viés devido à inspiração nas figuras de MAGRITTE que não tinham rostos e dos quadros de DALI com seres de pernas gigantes e longe do solo.
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Em outra ação, mas somente no formato on line, o trio de mímicos formado por Alvaro Assad, Melissa Teles-Lôbo e Marcio Moura, coloca apresentações do premiado espetáculo "João – O Alfaiate", destinado ao público infantil, aberto pelo YouTube e Facebook da Companhia (@etcetal93) , sempre aos sábados, às 11h – uma significativa adaptação dos Irmãos Grimm.
O grupo ainda realizará a live "Técnicos na Cultura", onde serão entrevistados profissionais de diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro, trabalhadores do segmento pouco conhecidos do público, mas que fazem os espetáculos acontecerem - de 15 a 19 de março de 2021, segunda a sexta, sempre às 17h. O encontro terá tradução simultânea em LIBRAS (Língua Brasileira dos Sinais). “Será uma troca de saberes com artistas e técnicos da cultura do Estado do RJ sobre suas formas de produção, arte, criação, modos de divulgação e multiaprendizados”, diz Marcio Moura.
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Sobre "Onipotência do Sonho"
"Onipotência do Sonho" começou a ser desenhado a partir de uma performance a pedido do CCBB Rio dentro da Mostra Surrealismo, em 2001. A ideia tomou formato e seguiu em frente: foram realizadas intervenções em Montmarte, Paris/França (2004) e por cidades brasileiras. O público carioca verá, pela primeira vez, as inusitadas intervenções cênicas inspiradas no Surrealismo. Figuras masculinas e femininas sem rosto com figurinos que remetem à década de 20 inspirados nos personagens sem face de Magritte. Eles carregam seres surreais gigantes, como duas formigas coloridas, com enormes braços e pernas, que “saltaram das telas de Salvador Dali”. É a arte do ETC E TAL com teatro, circo e performance na rua. “Onipotência do Sonho é uma trilogia que iniciou em 2001 com Surrealismo (Figuras de Magritte), depois adicionamos "As Formigas de Dali", em 2018, nos 25 anos da companhia. Nosso desejo é fechar a trilogia com 'Monocomáticos de Miró'”, pontua Alvaro Assad, diretor e ator do espetáculo.
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O espetáculo traz atuação com uma movimentação corporal meticulosa e segmentada, o que causa estranhamento e fascínio pelas ruas e praças no público de todas as idades. “Os visitantes terão a impressão de que as figuras/personagens escaparam das salas de exposição ao encontrar abajures voadores, cabeças entre gaiolas, figuras gigantes em formato de formiga e cores cítricas e surpreendentes”, destaca Assad. São ituações cênicas criadas pelo grupo carioca ETC E TAL, que mergulhou numa pesquisa sobre o Surrealismo e criou figuras masculinas e femininas sem rosto com rebuscado figurino que remete à década de 1920 e às pinturas de Magritte.
As apresentações contam com nove atores, bailarinos, artistas circenses, mímicos que se apresentam.
Sobre João, o Alfaiate - Um herói inusitado
O premiado espetáculo “João, o Alfaiate – Um Herói Inusitado”, venceu os prêmios CBTIJ 2018 (Centro Brasileiro Teatro para a Infância e Juventude) de melhor Visagismo para Cleber de Oliveira e Zilka Sallaberry 2018 de melhor espetáculo infanto-juvenil, visagismo e ator (Marcio Moura). Sob direção de Alvaro Assad, esta montagem traz para o palco um clássico dos irmãos Grimm, usando a marca registrada do grupo: a utilização da mímica e da pantomima.
O Etc e Tal revisita de forma inventiva a obra "João Mata Sete" dos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm. Este é o décimo espetáculo da companhia carioca, que faz chegar ao público uma profusão de cenas cômicas mesclando pantomimas e histrionismo verborrágico, cenas farsescas, truques de magia, uso de pinturas de arte com engenhocas cênicas, tudo para levar adultos e crianças ao mundo da alfaiataria que “costura” o inusitado herói. Mas, para os pequenos, este é o sétimo espetáculo do grupo (o último foi “O Maior Menor Espetáculo da Terra", de 2010) depois de sete anos de intervalo até a nova produção. “Não à toa que o número 7 é o mais significativo para esse espetáculo e é o segredo da peça. Quem for assistir, entenderá”, brinca Alvaro Assad.
Sinopse
Em cena, o trio de atores Álvaro Assad (Alfaiate), Marcio Moura (Rei) e Melissa Teles-Lôbo (Bobo da Corte) esmiúça a história de um Alfaiate que esbraveja para o mundo sua valentia ao matar sete insetos pousados em sua refeição, num reino onde seres fantásticos apavoram a Vila Central. A notícia se espalha até chegar ao Rei. Este, manda trazer o alfaiate, certo da existência de um grande herói, para a missão desafiadora de livrar o reinado dos diversos temidos, inesperados e surpreendentes problemas da realeza. Sem ter tempo de saber do que se trata, o Alfaiate se vê diante da missão. Distraído pela própria interpretação dos fatos e pela astúcia do Monarca, costura soluções nas situações diante das tarefas designadas para ele.
SERVIÇO
- ONIPOTÊNCIA DO SONHO
Onde: Boulevard Olímpico
Data e horário: Sábados e Domingos de março às 17h30
Sessões de Domingos serão transmitidas ao vivo pela rede INSTAGRAM @cia_etcetal
GÊNERO: Intervenções Performances cênicas com virtuose circense, teatro e mímica.
DURAÇÃO: 45 minutos
CLASSIFICAÇÃO LIVRE
PROGRAMAÇÃO ONLINE
- JOÃO, O ALFAIATE – UM HERÓI INUSITADO
Sábados de Março às 11h
Canais on line da ETC E TAL (youtube + facebook) @etcetal93
DURAÇÃO: 45 minutos
CLASSIFICAÇÃO: Livre
- TÉCNICOS DA CULTURA (10 técnicos do estado do RJ) LIVE com tradução em LIBRAS (Língua brasileira dos sinais)
De 15 a 19 de março de 2021, segunda a sexta sempre às 17h
Alice Viveiro de Castro, João Carlos Artigos, Jiddu Saldanha, Lúcia Cerrone, Iara Lima, Cleber de Oliveira, Raquel Theo, Aurélio Oliosi, Matheus Marra e Ricardo Alexandria
Canal ETC E TAL (youtube + facebook) @etcetal93
ETC E TAL
O Centro Teatral e Etc e Tal é uma das únicas companhias brasileiras com representatividade internacional, que tem na mímica e na comicidade suas características latentes. Sempre com núcleo fixo e os mesmos colaboradores na ficha técnica, nestes 28 anos de formação, o "Etc e Tal" vem imprimindo uma linguagem própria e aprofundada sobre a mímica e a comicidade, sem perder o que mais se preza no fazer teatral: a relação empática com o público. É um dos poucos grupos brasileiros de trabalhos continuados que investe nas inúmeras possibilidades da mímica que tem conseguido aliar pesquisa artística e auto-gestão no cenário teatral nacional.
Por ser uma técnica pouco difundida e de alto rigor estilístico, o "Etc e Tal" tem conquistado o respeito e a admiração de público e crítica por todo país como um núcleo artístico que alia virtuosismo técnico, presença cênica e um humor próprio no seu fazer teatral.
O grupo tem investido nestas linguagens, pois acredita que as pluralidades das artes cênicas refletem o tipo de bem cultural que o nosso país e nossa cidade anseiam, além de acreditar que trabalho teatral de grupo que resulta na criação sólida de um repertório de espetáculos, contribuiu para a formação de platéias, uso coerente de recursos investidos em cultura, estabilidade de gestão cultural, visibilidade do teatro como bem cultural acessível a toda a população.