A queda dos fios é um processo natural e faz parte do ciclo de crescimento. Por isso, nesse processo, podemos notar que perdemos entre 60 a 100 fios de cabelo por dia.
Entretanto a queda de cabelo pode ser preocupante quando é excessiva, ou seja, quando se perde mais do que 100 fios de cabelo por dia.
"As causas normalmente são alterações hormonais, estresse, carência de vitaminas ou anemia, ansiedade, fatores genéticos, processo de envelhecimento, uso excessivo de químicas no cabelo, uso de medicamentos, infecção por fungos, pós-parto e doenças autoimunes", diz Carol Coutinho, tricologista.
Nestes casos, é recomendado procurar um profissional para identificar a causa e orientar o tratamento, que pode ser feito com alimentação adequada, remédios, suplementos nutricionais, shampoos e técnicas estéticas como o laser, microagulhamento e, em último caso, cirurgias como o transplante capilar.
Carol Coutinho, tricologista. Foto: Divulgação
A especialista dá dicas de cuidados com as mechas:
Tomar vitaminas ajuda?
Talvez, se a causa da sua queda após a realização de exames for por deficiência de vitaminas e minerais, a vitamina pode te ajudar sim! Se for outros fatores, não.
Tempo de tratamento
Se você buscar ajuda profissional e começar a tratar com disciplina consegue cessar a queda em até três meses.
Shampoo antiqueda resolve?
O shampoo antiqueda controla a oleosidade capilar, melhorando o processo inflamatório, e ajuda a microbiota do couro cabeludo a ficar regulada.
Sendo assim, ele auxilia no processo de tratamento da queda capilar. Ele não tem efeito para cessar a queda.
Como ele auxilia na oleosidade capilar, o couro fica limpo para poder permear melhor os tônicos.
Porém, vale ressaltar que, se você estiver passando por esse problema, é importante procurar um especialista para fazer um tratamento adequado para o seu caso e descobrir a causa da queda.
Se você gostou desse conteúdo e está passando por algum tipo de problema capilar, siga @carolcoutinho.tricologista no Instagram para acompanhar as dicas e esclarecimentos sobre diversos temas que a tricologista compartilha.