Idosos residentes no estado do Rio de Janeiro têm sido, ou serão em breve, contatados por uma equipe multidisciplinar de saúde, para alertar sobre o calendário vacinal e levar orientações a respeito da importância da imunização contra a Covid-19. A ação de conscientização, por meio do diálogo e da escuta humanizada, faz parte do Programa de Medicina Preventiva (Special Life) do Grupo Assim Saúde, que hoje atende 10 mil vidas, em busca de promover a qualidade de vida e o bem-estar de seus integrantes. O número de ligações diárias varia à medida em que a vacinação avança pelos grupos prioritários no estado.
A gerente médica do programa, Eliane Guimarães, explica que os idosos mapeados para a estratégia integram o programa de gerenciamento de hipertensão e diabetes da operadora, e revela alguns resultados positivos já observados ao longo das primeiras semanas da ação.
“Entre os nossos beneficiários com mais de 80 anos, notamos resistência para receber a primeira dose da vacina por parte de três idosos. Mas conseguimos, a partir das ligações, esclarecer as dúvidas existentes e levar informação sobre as vacinas em circulação e sobre a continuidade dos cuidados preventivos, como o uso de máscara, manter o distanciamento social e a frequente higienização das mãos. Percebemos que a escuta acolhedora dos nossos profissionais de saúde tem sido fundamental para garantirmos que os nossos pacientes estejam protegidos contra a Covid-19”, ressalta a gerente médica.