Em período de eleição e com a desconfiança dos eleitores, novas ferramentas tecnológicas orientam o cidadão para escolher o perfil do seu político. A ETALENT (empresa de tecnologia especializada na Gestão do Comportamento) em parceria com a Assespro-RJ (Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação), desenvolveram uma plataforma de pesquisa “O Político que Eu Quero”.
O teste iniciado na segunda quinzena de agosto, já foi acessado por milhares de pessoas em 15 dias. Segundo a pesquisa, o perfil de presidente que os brasileiros desejam é por um presidente estruturador.
O intuito da campanha nacional é despertar o eleitor para refletir sobre os conhecimentos, as habilidades e os comportamentos que os políticos devem possuir.
"Esta campanha é parte das ações de responsabilidade social da Assespro e visa não apenas alertar, mas procurar levar o cidadão a refletir melhor sobre seus critérios de escolha de representantes políticos, usando para isso ferramentas da própria área de tecnologia da informação", esclarece Roberto Mayer, diretor-adjunto de comunicação da Assespro Nacional e Vice-Presidente da ALETI (Federação Ibero-Americana das Entidades de Tecnologia da Informação).
Como funciona
Ao acessar o site da campanha (www.opoliticoqueeuquero.com.
Adicionalmente o eleitor ainda poderá, se quiser, explorar a plataforma para conhecer o seu próprio talento.
"Além de valor e caráter, é necessário que cada um defina outros requisitos e, assim, fazermos a melhor escolha. Além do caráter, defina quais indicadores em termos de conhecimentos, comportamentos e habilidades seu candidato deve possuir. É isso que fará a diferença que precisamos para transformar o nosso país”, afirma Jorge Matos, presidente da ETALENT.