Enquanto diversos setores de bebidas no Brasil têm sofrido queda, o mercado de vinhos segue aquecido e foi impulsionado durante a pandemia. Segundo pesquisa realizada pela Ideal Consulting, a importação de vinhos nos primeiros cinco meses do ano de 2020 no Brasil aumentou 5% em volume, somando 43 milhões de litros. A plataforma on-line de vinhos da empresa Eniwine, de março a julho do ano passado, por exemplo, teve um aumento de 60% nas vendas.
Dentro desse contexto, para falar sobre este boom no isolamento social, o Portal Eu, Rio! conversou com o CEO da Eniwine, Marcelo Abrileri.
Foto: Divulgação
Portal Eu, Rio!: Por que o consumo de vinho aumentou tanto na quarentena?
Marcelo Abrileri: Entendo que por vários fatores que atuaram conjuntamente:
1) As pessoas estando em casa, em isolamento, se permitiram tomar mais vinho, pelos motivos:
a. Não iriam dirigir após a refeição;
b. Porque o custo de tomar um vinho em casa é inferior do que tomar num restaurante;
2) As pessoas também buscaram um conforto emocional diante dos problemas causados pela pandemia/isolamento social;
3) As pessoas economizaram com restaurantes e viagens e sobrou um pouco de dinheiro que pode ser gasto com vinho
PER: Quais as perspectivas do mercado para os próximos meses?
MA: Confesso que ainda é uma incógnita. De um lado temos de novo o isolamento social, que trouxe um crescimento ao segmento, mas do outro há uma situação econômica bem mais fragilizada do que no ano passado. Precisamos ver quão fragilizada está esta situação econômica e se ela vai conseguir ainda ser boa o suficiente para elevar novamente o número de vendas, lembrando que hoje este número já é mais alto do que no ano passado.
- Quais as mudanças no site da Eniwine e quais os benefícios para o usuário?
Houve várias no ano passado, mas acho que posso destacar três delas neste momento:
1) Lançamos recentemente o programa Rewards, que é um programa de recompensa para todo e qualquer usuário que indicar outras pessoas. Sem dúvida esta é uma forma inteligente de conquistar formas para se adquirir vinhos sem precisar colocar a mão no bolso.
2) Estamos lançando nos próximos dias uma nova estrutura do site, que irá ajudar as pessoas a compreender melhor a nossa plataforma, que é bastante grande e completa.
3) E, por fim, continuamos trabalhando para trazer novos parceiros do mundo do vinho e mais rótulos, buscando aumentar ainda mais a nossa vitrine que já conta com mais de 2.000 rótulos de vinho
PER: Explique como a inteligência artificial está sendo usada para ajudar os amantes de vinho.
MA: O "Digital Sommelier" é, sem dúvida ,a ferramenta mais disruptiva do mundo do vinho dos últimos tempos. Nós matematizamos o vinho! Agora, uma Inteligência Artificial é capaz de dizer que nota você dará para um vinho que ainda nem tomou de modo a orientar o usuário a fugir dos vinhos que ele dará nota baixa e atraí-lo para os rótulos que ele dará uma boa nota. Realmente um Sommelier Digital, um Sommelier que uma vez tendo conhecido seu gosto de vinho, é capaz de ajudar de modo extremamente preciso a escolher bons vinhos.
Todos que tem seu enoperfil já criado no Digital Sommelier (e para isso você só precisa avaliar os vinhos que toma, lá no aplicativo da Eniwine) já pode ordenar os vinhos da vitrine pelo seu enoperfil, (gosto pessoal de vinho). Basta entrar na Eniwine (www.eniwine.com), logar com seu usuário e ordenar a vitrine pelo Digital Sommelier. A vitrine da Eniwine colocará nas primeiras posições os vinhos que o usuário dará a maior nota. Importante ressaltar que isso é único e exclusivo no mundo do vinho, uma tecnologia brasileira totalmente exclusiva da Eniwine.
PER: Como a tecnologia pode influenciar a gastronomia?
MA: Usando a mesma tecnologia do Digital Sommelier, criamos o Harmonizador, uma ferramenta que auxilia na harmonização de pratos e vinhos. No Harmonizador (também disponível no aplicativo da Eniwine), basta você escolher o prato que o aplicativo irá lhe dizer qual o tipo de vinho que melhor harmoniza com o escolhido. Caso não encontre o prato listado, você poderá construi-lo colocando o tipo de comida, o tipo de preparo, o molho e ingredientes adicionais. Ele, da mesma forma, irá indicar o vinho mais apropriado.