TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Alerj aprova mudança do Maracanã para 'Estádio Rei Pelé' e torcedores pedem veto do governador

'Atitude lamentável de quem não conhece nada de esportes, nem da história do homenageado', diz neto de Mário Filho

Por Portal Eu, Rio! em 11/03/2021 às 10:57:50

Estádio Mário Filho, o Maracanã. Foto: Bruno Lordello/Agência Brasil

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, o projeto de lei 3.489/21, de autoria do deputado André Ceciliano (PT), que concede o nome Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé ao estádio do Maracanã; e o nome Mário Filho ao complexo esportivo, que engloba ainda o ginásio Maracanãzinho e o estádio de atletismo Célio de Barros.

"O Brasil, em geral, só reconhece seus ídolos depois que eles morrem. Mas esse reconhecimento em vida ao Rei Pelé, um dos brasileiros mais reconhecidos e admirados do planeta, é uma demonstração que o nosso país é tão generoso quanto grandioso. Estamos, realmente, precisando dar essa demonstração ao mundo, ainda que de forma simbólica através do futebol, que é uma paixão nacional", comentou Ceciliano.

Grita Geral

A mudança do nome do estádio do Maracanã, aprovada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, com quase unanimidade, não agradou a gregos e troianos. Inaugurado em 1950 como Estádio Municipal, desde a década de 60 ele tem o nome oficial de Jornalista Mário Filho, em homenagem ao grande jornalista esportivo, dono do antigo Jornal dos Sports, e principal articulador para a construção do Maracanã no bairro que lhe cedeu o apelido, na zona norte carioca.

Mas muitos torcedores demonstraram inconformismo com a mudança, e uma grande campanha com a hashtag #vetagovernador está sendo realizada pelas redes sociais. O mandatário em exercício do estado, Claudio Castro, tem 15 dias para se posicionar sancionando ou vetando a mudança. De acordo com a assessoria de imprensa do Palácio Guanabara, ele ainda está avaliando a questão.

A novidade desagradou especialmente a família de Mário Filho. Em entrevista à Agência Brasil, o neto dele, também jornalista, Mário Neto classificou a mudança como uma atitude lamentável de quem não conhece nada de esportes, nem da história do homenageado. O comentarista da Rádio Nacional Waldir Luiz também expressou a indignação compartilhada com muitos colegas. Para ele é uma temeridade mudar o nome de um estádio tão importante e conhecido mundialmente.

ABI se manifesta

A Associação Brasileira de Imprensa também se manifestou sobre a aprovação do projeto pela Alerj. A entidade enviou uma carta ao governador em exercício, Cláudio Castro, sobre o assunto, assinada pelo presidente Paulo Gerânio, solicitandoo veto à proposição. Leia abaixo a íntegra:

"Com espanto, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) tomou conhecimento da aprovação, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, de um projeto de lei modificando o nome do Estádio do Maracanã, de Jornalista Mário Filho para Édson Arantes do Nascimento - Rei Pelé.

Ao mesmo tempo em que a ABI reconhece o mérito de todas as homenagens ao genial Pelé, que encantou o mundo inteiro com a sua arte, é preciso relembrar o importante papel desempenhado pelo jornalista Mário Filho, que recebeu o apelido de “criador das multidões”, para viabilizar a construção e criar todo o simbolismo que, há muitos anos, envolve este Estádio, inclusive internacionalmente.

Ao pedir a V.Exª. o veto a este projeto de lei, não nos move um mero espírito corporativo, embora tenhamos que reconhecer a importância indiscutível de Mário Filho para o jornalismo esportivo, no Brasil, bem como sua relevante atuação como escritor com obra precursora do debate atual, com o “O Negro no Futebol Brasileiro”, além de “Histórias do Flamengo” e “Viagem em torno de Pelé”, uma homenagem ao Rei do Futebol, ainda em 1964.

Para a ABI, independente de questionamento jurídico quanto à legalidade de homenagear pessoas vivas, o que importa, neste momento, é não permitir mais uma mutilação no Estádio do Maracanã, com a retirada do nome do Jornalista Mário Filho.

Certos do atendimento de V.Exª. a este pedido de veto ao projeto de lei,

Paulo Jeronimo

Presidente da ABI".











POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.