No terceiro dia de agenda de assinaturas de convênios entre prefeituras fluminenses e o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ), cinco municípios firmaram o acordo. São eles: Paraíba do Sul, Três Rios, Comendador Levy Gasparian, Cambuci e Miguel Pereira. Até o momento, 17 cidades foram contempladas com o novo convênio.
Outras prefeituras vão firmar parceria com o DER-RJ até a próxima semana. No acordo, o Departamento fica responsável por fornecer materiais e insumos para a execução dos projetos apresentados pelas prefeituras e, estas, usinam e aplicam o material.
- Cada prefeitura deve elaborar um projeto e plano de trabalho que contenha as intervenções que serão feitas, o material necessário e o trecho onde será realizado - explica o secretário de Estado das Cidades, Uruan de Andrade.
O presidente do DER-RJ, Luiz Roberto Pereira de Souza, ressaltou que o plano de ação é importante para que os prefeitos façam a prestação de conta do material demandado:
- Nós só entregaremos novas remessas após a prestação de conta do plano de ação anterior. Também vamos fiscalizar mensalmente: engenheiros do DER-RJ estarão nos municípios verificando se as execuções das obras estão de acordo com o plano de ação - disse.