Dividido em seis episódios e produzido pelo Cineclube, vertente da Ação da Cidadania, o projeto de audiovisual faz um pesquisa do pavilhão da Pioneira do Samba, trazendo seis integrantes da agremiação (fundadores e atuais) – para contar o trabalho de resgate da escola, sua fundação, sambas de enredo memoráveis e o papel da Vizinha no cenário de resistência em um reduto da cidade tido como a "Pequena África": morro da Providência, Santo Cristo e Pedra do Sal.
Léo Torres, “cria” da comunidade e diretor musical da escola, desempenha o papel de apresentador da série e bate um papo sobre a importância sociológica e cultural com os entrevistados. Tudo isso sob o olhar minucioso, direção e produção de Bia Marques, responsável pelo Cineclube e idealizadora do projeto.
Financiado totalmente com o apoio cultural pelo edital da Lei Aldir Blanc, toda a produção foi realizada na “raça”, ou seja, com muita vontade de mostrar ao mundo a importância deste assunto, sendo gravada de forma habitual aos novos tempos, online para uma boa parte do elenco e outra de forma presencial, sempre respeitando as medidas de segurança em prevenção à Covid 19, com uma curadoria/edição final espetacular.
Para Léo, é uma honra poder conduzir um bate-papo sobre a sua escola do coração. ”Este é um projeto singelo e grandioso ao mesmo tempo. Dentre muitos, ser o escolhido para falar sobre a minha amada escola. Foi um maravilhoso e desafiador presente, na mesma proporção. O documentário em questão é de grande avalia para preservar a memória da agremiação”, afirma o apresentador, que, junto à direção de Bia, despontou com maestria.
A diretora enxerga o momento como um legado para a comunidade: “Muito se fala da Vizinha dos anos 30. Todavia, o material de pesquisa da retomada da escola ainda é muito escasso. Buscamos os registros em forma de conversas desta história com depoimentos de pessoas como o Waldir, um dos grandes responsáveis por esse retorno, dentre outros personagens. Agora, a comunidade terá um documento em forma de vídeo sobre sua história”, conclui Bia.
SERVIÇO:
- Produto | DOC CONVERSAS COM A VIZINHA FALADEIRA
- Estreia e dias | 12, 13, 14, 15, 17 e 17 de Março de 2021
- Horário | às 19H00
- Endereço de exibição | https://www.facebook.com/CineclubeEmAcao