TOPO - PRINCIPAL 1190X148

'Menino 23' inaugura Cine Círculo Cultural do Círculo Laranja

Documentário concorreu a uma vaga para disputa do Oscar de 2017

Por Portal Eu, Rio! em 17/03/2021 às 09:00:00

O filme documentário “Menino 23”, de Belisário Franca, inaugura o Cine Círculo Cultural da Associação Círculo Laranja, neste sábado (20), às 16h, com exibição remota. As inscrições gratuitas já estão abertas. Todos os participantes receberão certificado do Círculo em parceria com o Ministério do Turismo, da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura e da Lei Aldir Blanc.

O documentário, concorrente a uma vaga para disputa do Oscar de 2017, conta a história de 50 meninos negros, entre 9 e 11 anos, levados, em 1930, de um orfanato no Rio de Janeiro para uma fazenda no interior de São Paulo, onde - quase 70 anos depois - o historiador Sydnei Aguilar encontrou tijolos estampados com a suástica nazista. O filme foi lançado em 2016 e é uma homenagem a Aloisio Silva, o menino 23, falecido aos 93 anos. Antes, porém, ele se emocionou vendo cenas do filme.

Sidney Aguilar ensinava nazismo alemão para sua turma quando uma das alunas contou que viu centenas de tijolos na fazenda de sua família com o símbolo nazista. Foi assim que o historiador iniciou sua pesquisa que virou filme.

Belisário Franca começou sua trajetória como diretor na Rede Globo. Dirigiu fenômenos de audiência popular como a série Brasil Legal. Depois fundou a Giros Filmes para dirigir seus projetos: o premiado Menino 23, Amazônia Eterna, Música do Brasil e Além-Mar.

A Associação Círculo Laranja foi criada a partir de um movimento dos trabalhadores da limpeza urbana do Rio de Janeiro, mas caminhou além, “buscando pensar o Estado em torno de questões relacionadas à sustentabilidade, à educação, à cultura e à cidadania”, explica a Coordenadora do Departamento Cultural do Círculo, Maria Penha, que fará a mediação do debate

“Menino 23”: inscrições pelo link abaixo. O convite virá por e-mail

https://bit.ly/Inscri%C3%A7%C3%A3oCinedebateCLMenino23

Debatedores: Celio Gari- Presidente da Associação; Nilton Neto, Coordenador do Projeto Pré-Encceja do Círculo; Philipe Barcellos- Coordenador do Projeto Reforço Escolar do Círculo; Damião Chagas, Petroleiro e Integrante da Frente Ampla Suburbana, parceira do Círculo; e Heitor Esteves, Ator, produtor cultural e um dos Conselheiros Tutelares do Méier.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.