Nesta quinta-feira (18/3), a Polícia Federal deflagrou a Operação Expurgo 2, prendendo um dos principais líderes de uma facção criminosa com atuação no Estado do Rio de Janeiro, Edmar Francisco do Santos, o I30. No decorrer da operação, o criminoso foi flagrado em diversas conferências mantidas entre os integrantes do grupo, realizando batismos, cadastros e remanejamentos de faccionados. I30 foi na Cidade Kemel, em São Paulo.
Ouça no podcast do Eu, Rio! (eurio.com.br) a reportagem da Rádio Nacional sobre a Operação Expurgo 2 e a prisão de um dos cabeças do PCC no Estado do Rio.
Edmar Francisco dos Santos é apontado pela polícia como umas das principais lideranças do Primeiro Comando da Capital (PCC) com atuação no estado do Rio de Janeiro, de acordo com as informações apuradas pelo repórter Marco Antonio Martins, do G1. A ação contou com o apoio da Delepat/SP. Ainda de acordo com a PF, Edmar é o responsável pelo setor denominado “Salveiro Geral da sintonia RJ”. As investigações revelaram ainda que cabe a I30 reportar as ações a seus superiores na maior facção criminosa do Brasil, os “Salveiros Finais dos Estados e Países”, de .
O crime de tráfico de drogas era praticado paralelamente às atividades gerenciais dele na facção. Além disso, ele foi flagrado em assuntos relacionados à compra e venda de armas, a autorizações de gastos com o dinheiro da caixinha e à aplicação de punições disciplinares aos participantes do grupo. O preso será encaminhado para a Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro para realização dos procedimentos de praxe. Logo após, ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.
Fonte: RadioAgência Nacional