Preso gesseiro que furtava mangueiras do Galeão na madrugada
Jefferson Santos de Arruda subtraía conexões de cobre do Aeroporto Tom Jobim
Jefferson foi filmado pelas câmeras de segurança do aeroporto praticando os furtos. Foto: Reprodução Concessionária Rio Galeão
Policiais civis da Delegacia do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (DAIRJ) prenderam, em flagrante, um homem acusado de furtar materiais da concessionária que administra o Aeroporto Internacional Tom Jobim - Galeão, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. Partes de mangueiras de incêndio eram levadas e revendidas pelo suspeito.
Com uma faca, Jefferson Santos de Arruda, de 30 anos, rompia o lacre sem quebrar o vidro ou arrombar as portas da caixa de incêndio, e furtava as conexões de cobre acopladas na mangueira. O criminoso agia sempre entre 5h e 7h, para evitar ser pego pela polícia.
Mas uma das ações chamou a atenção dos investigadores. No momento em que furtava as peças, no último dia 12, foi flagrado pela Guarda Municipal, que não comunicou a delegacia. O delegado responsável pelo caso apura a conduta dos agentes.
O acusado já vinha sendo monitorado pelos agentes. Somente este mês, ele fez cinco furtos no local. Segundo a concessionária do aeroporto, cada objeto subtraído custava R$ 1.500. Ele foi detido no momento em que fugia em direção à estação do BRT do aeroporto.
O criminoso, que trabalhava como gesseiro, já tinha sido preso anteriormente pela prática do mesmo de crime e tinha nove passagens pela polícia. Ele vai responder pelo crime de furto qualificado e pode pegar entre 4 e 10 anos de prisão. Todo o material furtado foi recuperado e entregue à Rio Galeão, concessionária que administra o aeroporto.