TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Campanha ensina crianças e adolescentes a lidar com finanças

Iniciativa da OCDE visa a capacitar as faixas etárias jovens para gerir suas finanças com sabedoria

Por Portal Eu, Rio! em 25/03/2021 às 16:18:15

Curso ensina crianças aprendem a lidar com o dinheiro. Foto: Sicoob

O Sicoob Central Rio – por meio de atividades gratuitas de cooperativas filiadas e do Instituto Sicoob – participará de 22 a 28 de março da Global Money Week, campanha internacional de conscientização financeira direcionada às crianças e aos adolescentes.

A iniciativa da Rede Internacional de Educação Financeira da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) propõe-se a inspirar e capacitar os grupos etários mais jovens para gerir suas finanças de forma inteligente.

Este ano o tema é "Cuide de você, cuide do seu dinheiro". Outro propósito da GMW – realizado em 175 países e com o alcance de 40.200.000 de crianças e adolescentes – é incentivar as novas gerações a compartilhar o que aprenderem sobre finanças com suas famílias e respectivas comunidades.
O evento conta com palestras de voluntários do Sistema Sicoob Rio. As cooperativas Sicoob Empresas, Sicoob Servidores e Sicoob Coopvale, também do Sistema Sicoob Rio, vão publicar em suas mídias sociais e por e-mail marketing dicas de educação financeira, em linguagem acessível ao público jovem.

"Em São Fidélis, fizemos uma palestra no dia 22 de março para os alunos do sexto ao nono ano do município. E, no decorrer da semana, os professores capacitados em educação financeira pelo Instituto Sicoob desenvolverão atividades com os estudantes", diz Silvana Lemos, coordenadora do Instituto Sicoob, no Rio.

Silvana lembra ainda que o Sistema Sicoob Rio já participa da Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF) desde 2017, promovendo palestras e clínicas financeiras em praça pública e totalmente gratuitas para os cidadãos cariocas.

"Aprendemos nesse percurso o quão importante é levar conhecimento sobre organização financeira, e isto independe ter mais ou menos dinheiro. Saber o custo, identificar o desperdício, elencar prioridades desde pequeno, sem sombra de dúvida, é uma oportunidade ímpar de formar pessoas autônomas na relação com o dinheiro, cidadãos mais conscientes com o meio ambiente, impulsionando uma economia mais sustentável", afirma a coordenadora.


Ouça no Podcast Eu, Rio! Silvana Lemos, coordenadora do Instituto Sicoob, no Rio, sobre o evento.


POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.